ENCICLOPÉDIA MINEIRA: Prof. Marcos Tadeu Cardoso

Um projeto do Prof. Marcos Tadeu Cardoso, um livro publicado narrando a história das principais cidades Mineiras.
Entre em contato com o prof. Marcos T. C. pelo e-mail,
marcostcj@yahoo.com.br ou mar.cj@hotmail.com Acesse seu website oficial, http://marcostadeucardoso.blogspot.com


Siga-me no twitter: Marcos_Tadeu_C

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Fernando Collor de Mello
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Fernando collor)
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto.
Princípio da imparcialidade
Este artigo ou secção possui passagens que não respeitam o princípio da imparcialidade.
Tenha algum cuidado ao ler as informações contidas nele. Se puder, tente tornar o artigo mais imparcial.
(Justifique o uso desta marca na discussão do artigo)

Sua Excelência
Fernando Collor de Mello
Fernando Collor de Mello

Fernando Collor em foto oficial como Presidente da República
32.º presidente do Brasil Brasil
Mandato
15 de março de 1990 até
29 de dezembro de 1992
Afastado desde 2 de Outubro de 1992
Vice-presidente Itamar Franco
Precedido por José Sarney
Sucedido por Itamar Franco
Governador de Alagoas Alagoas
Mandato
15 de março de 1987 até
14 de maio de 1989
Precedido por José de Medeiros Tavares
Sucedido por Moacir Lopes de Andrade
Senador de Alagoas Alagoas
Mandato
1º de fevereiro de 2007 até
atualidade
Nascido em 12 de agosto de 1955 (55 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Partido político ARENA (1979), PDS (1980 - 1986), PMDB (1986 - 1989), PRN (1989 - 1997), PRTB (1997 - 2007) e PTB (2007 - atual)
Profissão empresário

Fernando Affonso Collor de Mello (Rio de Janeiro, 12 de agosto de 1955) é um político, jornalista, economista, empresário e escritor brasileiro, tendo sido o 32º Presidente do Brasil, de 1990 a 1992, prefeito de Maceió de 1979 a 1982, Deputado federal de 1982 a 1986, Governador de Alagoas de 1987 a 1989, e Senador por Alagoas de 2007 até a atualidade.

Bacharelou-se em ciências econômicas na União Pioneira da Integração Social. Ingressou na carreira política em 1979, filiado à Aliança Renovadora Nacional (ARENA), foi nomeado prefeito de Maceió em 1979. Migrou-se para o Partido Democrático Social (PDS), quando foi eleito Deputado federal em 1982. Em sua incumbência parlamentar, votou favoravelmente à proposição mal-sucedida das Diretas Já em 1984 e votou no deputado federal Paulo Maluf na eleição presidencial brasileira de 1985. Em 1986, filiou-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e foi eleito Governador de Alagoas. Opondo-se ao governo do Presidente José Sarney, filiou-se ao Partido da Reconstrução Nacional (PRN), renunciou ao governo alagoano, e lançou sua candidatura à presidência em 1989. Escolheu como candidato a seu Vice-presidente na chapa, o governador mineiro Itamar Franco. Em uma eleição disputada, com a opinião pública dividida principalmente entre Collor, Lula, Leonel Brizola, Mário Covas, Paulo Maluf, Guilherme Afif Domingos e Ulysses Guimarães, conseguiu liderar o primeiro turno com 28,52% dos votos, levando a disputa ao segundo turno com Lula. Conquistou a vitória com 49,94% dos votos, 5,71% a mais que o adversário petista.

Seu governo foi marcado pela implementação do Plano Collor e a abertura do mercado nacional às importações e pelo início de um programa nacional de desestatização. Seu Plano, que no início teve uma boa aceitação, acabou por aprofundar a recessão econômica, corroborada pela extinção, em 1990, de mais de 920 mil postos de trabalho e uma inflação na casa dos 1200% ao ano; junto a isso, denúncias de corrupção política envolvendo o tesoureiro de Collor, Paulo César Farias, feitas por Pedro Collor de Mello, irmão de Fernando Collor, culminaram com um processo de impugnação de mandato (Impeachment). O processo, antes de aprovado, fez com que o Presidente renunciasse ao cargo em 2 de outubro de 1992, deixando-o para seu vice Itamar Franco. Collor ficou inelegível durante 8 anos (até 29 de dezembro de 2000).

Em 2007, foi eleito Senador de Alagoas filiado ao Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), porém migrando para o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) logo no primeiro dia no senado, vindo, dois anos depois, a ser eleito membro da Academia Alagoana de Letras para ocupar a cadeira de número 20. Em 2010, anunciou candidatura ao governo de Alagoas pela terceira vez (as outras foram em 1986, quando ganhou, e 2002, quando perdeu para Ronaldo Lessa). Na de 2010, ficou em terceiro lugar. O segundo turno teve os candidatos Teotônio Vilela Filho e Ronaldo Lessa – ambos, ex-governadores de Alagoas.
Índice
[esconder]

* 1 Biografia
o 1.1 "Caçador de marajás"
o 1.2 Presidenciável
o 1.3 Eleições presidenciais
* 2 Pós-presidência (1993-2009)
* 3 Governo Collor
o 3.1 O confisco
o 3.2 Impeachment
* 4 Eleições 2010
* 5 Collor em livros
* 6 Cronologia sumária
* 7 Referências
* 8 Bibliografia
* 9 Ligações externas

[editar] Biografia

Filho de Arnon Afonso de Farias Melo e Leda Collor, nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu a infância e juventude entre as cidades de Maceió, Rio de Janeiro e Brasília em razão da carreira política do pai, que é marcada pelo assassinato do então senador José Kairala.

Collor concluiu seus estudos secundários na nova capital federal, onde estudou e graduou-se em Ciências Econômicas pela UPIS (União Pioneira de Integração Social). Antes de voltar ao Nordeste foi estagiário no Jornal do Brasil e corretor de valores.

Retornou a Maceió em 1972 para dirigir o jornal Gazeta de Alagoas e no ano seguinte tornou-se superintendente das Organizações Arnon de Mello, de propriedade da família. A seguir assumiu a presidência do CSA e contratou Luiz Felipe Scolari como treinador da equipe que se sagrou campeã estadual em 1982, naquela que foi a primeira experiência do gaúcho como técnico de futebol.

O avô materno, Lindolfo Collor, foi eleito deputado federal pelo Rio Grande do Sul nos anos de 1923 e 1927 e foi um dos líderes da Revolução de 1930 sendo nomeado por Getúlio Vargas o primeiro titular do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, de onde se afastou em 1932 ao romper com o presidente, tendo participado da Revolução Constitucionalista daquele ano. O pai foi eleito deputado federal em 1950, governou Alagoas entre 1951 e 1956 e foi eleito senador em 1962, 1970 e 1978, falecendo no exercício do mandato.

Em 1975, Fernando Collor casou-se com Celi Elizabeth Júlia Monteiro de Carvalho,também conhecida como Lilibeth Monteiro de Carvalho, filha de Joaquim Monteiro de Carvalho e herdeira do Grupo Monteiro Aranha, com quem teve dois filhos: Arnon Afonso de Melo Neto (nascido em 1976) e Joaquim Pedro Monteiro de Carvalho Collor de Mello (nascido em 1978).

Em 1980, teve um outro filho com a ex-amante Jucineide Braz da Silva, Fernando James Braz Collor de Mello, filho este que se tornou vereador de Rio Largo, uma cidade da região metropolitana de Maceió.

Casou-se pela segunda vez em 1984 com Rosane Brandão Malta, filha de políticos alagoanos. Rosane foi a primeira-dama brasileira enquanto o então marido estava no poder.

No início de 2006, Collor casou-se com a jovem arquiteta alagoana Caroline Medeiros, com quem teve duas filhas gêmeas, Cecile e Celine.
[editar] "Caçador de marajás"

Fernando Collor iniciou a carreira política na ARENA e foi nomeado prefeito de Maceió em 1979 pelo então governador Guilherme Palmeira, cargo ao qual renunciou em 1982, ano em que foi eleito deputado federal pelo PDS.

Nessa qualidade votou a favor das Diretas Já em 25 de abril de 1984 e com a derrota dessa proposição votou em Paulo Maluf no Colégio Eleitoral em 15 de janeiro de 1985.

Filiou-se depois ao PMDB e foi eleito governador de Alagoas em 1986, na esteira do sucesso do Plano Cruzado, quando os candidatos apoiados pelo então presidente José Sarney venceram em 22 dos 23 estados do Brasil, derrotando o candidato do PFL, o senador Guilherme Palmeira, o homem que anos antes abrira as portas da carreira política.

Durante a gestão empreendeu estrategicamente um combate a alguns funcionários públicos que recebiam salários altos e desproporcionais. Com vistas a angariar apoios na campanha presidencial que estava por vir, a imprensa o tornou conhecido nacionalmente como "Caçador de Marajás". Orientado por profissionais de marketing, anunciou com estardalhaço a cobrança de 140 milhões de dólares dos usineiros do estado para com o Banco do Estado de Alagoas, havendo diversas repercussões positivas na imprensa. Entre uma disputa e outra teve o mandato ameaçado ora por uma ameaça de intervenção federal no estado (fruto da recusa em pagar os altos salários aos "marajás" após a vitória destes em julgamento do Supremo Tribunal Federal) ora por um pedido de impeachment devido ao programa de enxugamento da máquina administrativa alagoana, feito à base de demissões de funcionários públicos e extinção de cargos, órgãos e empresas públicas.
[editar] Presidenciável

Graças a essa postura de "guardião da moralidade", Collor fez uso de uma elaborada estratégia de marketing focada nos temas que mais preocupavam a população. Segundo os jornalistas Mário Sérgio Conti e Cláudio Humberto Rosa e Silva, o discurso reproduzia o que diziam os institutos de pesquisa variando conforme a necessidade momentânea, fosse o combate à corrupção ou a vertiginosa taxa de inflação, por exemplo.

Em 21 de outubro de 1987 foi o único dos governadores peemedebistas a defender um mandato de quatro anos para o então presidente José Sarney, o que anteciparia as eleições para o ano seguinte, e dentro desse contexto sua intenção de disputar o cargo passou de simples cogitação a intenção real e nisso movimentou-se junto ao PMDB apresentando-se ora como candidato à vice-presidência numa chapa encabeçada pelo senador Mário Covas, ora tencionando a indicação do partido, mesmo que isso significasse enfrentar o vetusto deputado federal Ulysses Guimarães. Em 1988, deu uma entrevista para a Rádio JB[1] afirmando ainda não ser candidato.

Fiel a sua estratégia rumo ao Palácio do Planalto elegeu o governo Sarney como responsável por todas as mazelas e descalabros político-administrativos que assolavam o país naquele momento, postura que o levaria a deixar o partido e a ingressar no PRN, sucessor do obscuro Partido da Juventude (PJ), e que o levou a apresentar-se como candidato ao eleitorado brasileiro em 1989 através de uma série bem elaborada de programas de televisão.

Desde então, passou à condição de alternativa conservadora às eleições daquele ano, cujo panorama apontava dois nomes de esquerda como os preferidos do eleitorado: Leonel Brizola e Luiz Inácio Lula da Silva. Exemplo disso pode ser verificado no livro que Pedro Bial lançou a respeito do jornalista Roberto Marinho, onde o autor relata que o patriarca das Organizações Globo fixou-se inicialmente em Jânio Quadros como o candidato a presidente. Contudo, como o veterano político sul-mato-grossense radicado no estado de São Paulo vivia o ocaso de sua carreira política, Marinho fez nova opção pelo então governador paulista Orestes Quércia, considerado um nome mais palatável que os de Covas e de Ulisses Guimarães. Entretanto, como as articulações em torno de Quércia malograram, e tanto Covas quanto Guimarães lançaram suas candidaturas em um cenário já favorável a Lula (uma ameaça socialista aos interesses da sociedade) e Brizola (rejeitado por Marinho devido a possibilidade de revogar sua concessão de TV caso eleito), a alternativa de Marinho foi apoiar Fernando Collor – opção que, com o concurso de funcionários do canal, teria resultado na edição tendenciosa do último debate presidencial na TV Globo, de acordo com o Diretor de Jornalismo à época, Armando Nogueira, embora a emissora e o próprio Collor neguem que tenha havido má-fé no caso.[2][3]
[editar] Eleições presidenciais

Ver artigo principal: Eleição presidencial brasileira de 1989

Fernando Collor no Palácio do Planalto, em 1991.

Renunciou ao governo de Alagoas em 14 de maio de 1989, transferindo o cargo a Moacir Andrade. Em seguida, iniciou as articulações para a formação de uma chapa viável de modo a compensar a debilidade de sua origem política em um dos menores estados da federação e, nesse contexto, fixou-se na escolha de um candidato a vice-presidente oriundo do segundo maior colégio eleitoral do país, o estado de Minas Gerais, escolha que recaiu sobre o senador Itamar Franco após as recusas de políticos como Hélio Garcia e Júnia Marise.

Discreto ao longo de toda a campanha, seu candidato a vice-presidente ameaçaria renunciar à candidatura por mais de uma vez mesmo após a sanção da chapa na convenção nacional do PRN, fato que não chegou a ocorrer. Durante a campanha cerrou seu discurso no combate a corrupção e aos altos índices de inflação apontando ainda o governo Sarney como inepto, chegando até a classificar o então presidente como alguém "corrupto, incompetente e safado", o que lhe custou um direito de resposta no horário eleitoral e um processo por calúnia, injúria e difamação, mas nada que impedisse sua ascensão ao primeiro lugar nas pesquisas de opinião - embora Fernando Collor não tenha comparecido a nenhum debate promovido pelos meios de comunicação durante o primeiro turno da eleição.

Sua performance o credenciou a receber o apoio do espectro político conservador como o do PFL, que aderiu em massa à sua candidatura ainda no começo da campanha, embora o partido tivesse Aureliano Chaves como candidato oficial. Em 15 de novembro recebeu 20.611.011 votos contra 11.622.673 sufrágios dados a Lula e, assim, os dois candidatos passaram ao segundo turno que se realizaria em 17 de dezembro. Além de Leonel Brizola - que perdeu a vaga no segundo turno por uma diferença de aproximadamente 455 mil votos - ficaram de fora da disputa políticos oriundos do estado de São Paulo como Covas, Maluf, Guimarães e Guilherme Afif Domingos, dentre outros listados na relação de mais de vinte postulantes ao Planalto, oriundos de diferentes estados do país. Ao longo de um mês de campanha no segundo turno, as forças políticas se reagruparam com vistas ao embate derradeiro e nisso Lula recebe o apoio de Brizola, Covas, Guimarães e Roberto Freire, ao passo que Fernando Collor contou com o eleitorado de Maluf e Guilherme Afif.

A sociedade civil também se manifestou: o candidato do PT recebeu o apoio majoritário da classe artística e intelectual, dos sindicatos, dos movimentos sociais organizados e do MST em contraposição ao suporte maciço dado ao candidato do PRN pelos empresários, meios de comunicação e pelos grandes latifundiários, enquanto que a Igreja Católica se dividiu. Com o decorrer da campanha as pesquisas de opinião mostravam uma diferença cada vez menor entre os concorrentes e com isso a postura de Collor recrudesceu e atingiu seu ponto crítico quando o programa eleitoral do PRN exibiu um depoimento de Míriam Cordeiro, ex-namorada de Lula, que acusava o petista de ter planejado o aborto de Lurian, filha do casal.

Paralelo a isso associou o adversário ao comunismo ao tempo em que a Cortina de Ferro ruía no leste europeu e a União Soviética dava os primeiros sinais de exaustão. A retórica de Collor ganhou consistência quando houve a queda do Muro de Berlim em 9 de novembro de 1989 e ainda antes da eleição o sequestro do empresário Abílio Diniz acabou associado a grupos de esquerda interessados na vitória de Lula. Em meio a essa efervescência o candidato do PRN repetia à exaustão seu plano de governar para os "descamisados" e os "pés descalços" (numa alusão ao eleitorado mais humilde) de modo a fugir do estigma de "candidato da elite".

Abertas as urnas o candidato do PT chegou a liderar parte da apuração, devido ao fato da apuração das capitais ser mais rápida que a das urnas do interior, mas ao fim a vitória coube a Fernando Collor – que obteve 35.089.998 votos contra 31.076.364 votos dados a Lula.

De um modo geral, o país votou em Fernando Collor. Este venceu em todos os estados com exceção de Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro conseguiram transferir os votos de Brizola para Lula, mas em São Paulo o fenômeno foi a transferência de votos de Covas para Collor – ainda que o próprio Covas tenha apoiado Lula.

Politicamente o fiel da balança foi São Paulo. Ainda que a vitória dada pelos paulistas não tenha sido tão expressiva quanto o que aconteceu em outros estados, como Goiás, por exemplo. Goiás era reduto de outro candidato conservador, Ronaldo Caiado, (então no PSD, hoje deputado federal pelo DEM, ex-PFL), ligado aos ruralistas. Neste Estado, quase 70% dos eleitores votaram em Collor. Se a diferença de votos a favor de Collor em São Paulo (2.534.125) fosse convertida para Lula, o PT venceria a eleição.

O Governo Collor teria uma duração de dois anos e meio sendo que seu titular assumiu a presidência aos quarenta anos e sete meses de idade, o mais jovem político a assumir esse cargo na história brasileira e em todas as Américas. Antes de sua posse viajou aos Estados Unidos e à Europa buscando o apoio dos organismos financeiros internacionais à sua proposta de renegociação da dívida externa brasileira, aproveitando também para expor seus planos para a economia. Visando a integração do Brasil aos seus vizinhos sul-americanos, viajou também para a Argentina e o Uruguai.
[editar] Pós-presidência (1993-2009)
Collor durante campanha ao Senado, em 2006.

Collor foi sucedido pelo vice-presidente Itamar Franco que exercia o cargo interinamente desde o afastamento em 2 de outubro. Em entrevista coletiva, Collor, declarou que o ato, a tentativa de renúncia, se devia ao apreço pela democracia, ameaçada, segundo ele, por uma "elite política avessa a necessidade de modernização do país" e de poderio tão avassalador que teria levado Getúlio Vargas ao suicídio em 1954 e Jânio Quadros à renúncia em 1961.

Depois ingressou no Superior Tribunal de Justiça visando reaver os direitos políticos, preservados, conforme disse, pelo fato de que sua renúncia ocorreu antes de aberta a sessão que decidiu pela condenação, mas em dezembro de 1993 o STJ manteve-o inelegível e inapto ao exercício de cargos e funções públicas por entender que a renúncia apresentada à undécima hora não passou de um "ardil jurídico". Entretanto em julgamento realizado um ano depois o Supremo Tribunal Federal arquivou o processo contra Collor e Paulo César Farias,[4] acusados do crime de corrupção passiva (placar de 5 a 3). Uma semana após essa decisão o ex-presidente recebia a notícia da morte do irmão Pedro Collor em 19 de dezembro de 1994, vítima de câncer no cérebro, tragédia que seria seguida de outra notícia infausta: o falecimento da mãe, dona Leda Collor de Mello, em São Paulo vítima de broncopneumonia em 25 de fevereiro de 1995, ela que havia sido internada durante o curso dos eventos que redundaram no afastamento do então presidente.

Seis meses depois Collor mudou-se para Miami, onde permaneceu até 1998 quando retornou ao Brasil. Nesse ínterim um outro episódio rumoroso envolveu outro personagem do governo: em 23 de junho de 1996 o ex-tesoureiro de campanha, Paulo César Farias, foi encontrado morto em Maceió ao lado da então namorada Susana Marcolino. O caso foi cercado de controvérsias e recebeu maciça cobertura midiática. Apesar das dúvidas, inconsistências e teorias conspiratórias, o laudo pericial divulgado pelas autoridades locais o declarou vítima de crime passional cometido pela namorada, que a seguir teria cometido suicídio.

Mesmo após ter sido negado pelo STF um novo recurso no qual pleiteava a recuperação dos direitos políticos, retornou ao Brasil e após algum tempo ensaiando um retorno à política escolheu a São Paulo como domicílio eleitoral e filiou-se ao inexpressivo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) pelo qual tentou uma candidatura a prefeito, pretensão infrutífera devido ao fato de que a suspensão dos direitos políticos perduraria até depois da eleição.
Fernando Collor em sua posse no Senado (2007).

De volta a Alagoas disputou o governo do estado em 2002 sendo derrotado em primeiro turno pelo governador Ronaldo Lessa, reeleito pelo PSB.

Quatro anos mais tarde foi eleito senador por Alagoas, tendo derrotado Lessa. Assim conquistou um mandato de oito anos iniciado em 1 de fevereiro de 2007, ocupando uma cadeira que já pertenceu a outros políticos alagoanos como Teotônio Vilela, Guilherme Palmeira e Heloísa Helena (candidata à Presidência em 2006 pelo PSOL).

Desde o retorno ao Brasil, Collor tem feito declarações de apoio a Lula, postura que manteve inclusive após a imensa crise política que se abateu sobre o governo do petista. Perguntado a respeito Collor respondeu que só mudaria o voto diante de provas irrefutáveis da conivência de Lula com o escândalo.
Fernando Collor em 2008.

No dia seguinte à posse como senador deixou o PRTB e ingressou no PTB a convite de Roberto Jefferson, ex-deputado federal e atual presidente da legenda, um dos poucos parlamentares que lhe prestaram fidelidade durante o processo que redundou no afastamento.

No dia 8 de Junho de 2007 recebeu o título de cidadão da Paraíba, outorgado pela Assembleia Legislativa do Estado.

No dia 4 de março de 2009, Collor se tornou o presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado Federal.

No dia 2 de setembro de 2009, foi eleito membro da Academia Alagoana de Letras para ocupar a cadeira de número 20, deixada pelo médico Ib Gatto Falcão, falecido no ano anterior. Collor recebeu 22 dos 30 votos. A votação foi secreta. Oito acadêmicos votaram em branco.

Em 10 de maio de 2010, anunciou que é pré-candidato ao Governo de Alagoas.[5][6][7][8]

No mesmo mês, Collor enfrenta novos problemas: advogados da ex-mulher Rosane Collor, afirmam que ela vai mudar de estratégia no julgamento do processo de partilha de bens contra o ex-marido, previsto para junho. Em vez de pleitear a divisão total, como faz desde a separação em 2005, pedirá uma cota de participação nas Organizações Arnon de Mello, que é legalmente a dona da maioria dos imóveis do ex.[9] No final do mês, é acusado de fazer campanha antecipada, ao irnaugurar 174 casas populares em Coruripe‎, interior do Alagoas,[10] apesar ser feito exclusivamente por prefeitos, governador e presidente da República, configurando crime eleitoral.[11][12][13]
[editar] Governo Collor

Ver artigo principal: Governo Collor

Oriundo de um estado de onde vieram os dois primeiros presidentes da República e filiado a uma legenda pequena, o novo presidente sentiu a necessidade de compor uma base de sustentação capaz de permitir a implementação do programa de governo, ainda que o próprio Collor não fosse afeito a ciceronear os parlamentares em contatos políticos com vistas a aprovar os projetos de interesse. Tal aversão criou um distanciamento entre o chefe do executivo e a maioria dos parlamentares que lhe davam apoio, mas em regra o governo contava com o suporte de políticos do PFL, PDS, PTB, PL, de partidos conservadores de menor vulto e dissidentes ocasionais.

Nas eleições de 1990 os aliados venceram no Distrito Federal e na maioria dos estados com destaque para o PFL que elegeu nove governadores, seis dos quais no Nordeste. Tal desempenho compensou as derrotas sofridas em grandes colégios eleitorais como São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, por exemplo. O curioso é que embora o PRN (partido de Collor) tenha eleito dois senadores e quarenta deputados federais, não fez nenhum governador. No legislativo o PMDB manteve a maior bancada tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal e com isso conservou o comando do Congresso para o biênio seguinte, situação em vigor desde o retorno dos civis ao poder em 1985.

Ao longo do ano de 1991 investiu grande parte do capital político numa negociação destinada a levar o PSDB a integrar as fileiras governistas, negociação malograda, sobretudo, ante as recusas de Covas e Franco Montoro, o então presidente nacional da legenda tucana.

Em maio de 1990 indicou o primo Marco Aurélio de Mello para vaga no Supremo Tribunal Federal.

Quanto à sua equipe as mudanças ocorreriam logo nas duas semanas posteriores à posse quando Joaquim Roriz deixou a pasta da Agricultura e em outubro de 1990 Bernardo Cabral foi substituído no Ministério da Justiça pelo experiente senador Jarbas Passarinho. No entanto, a mudança mais significativa viria em maio de 1991 quando o embaixador Marcílio Marques Moreira assumiu o Ministério da Fazenda confirmando o apreço de Collor por indivíduos de perfil técnico e acadêmico em detrimento dos "políticos de carreira", tendência que só seria revertida em 1992 quando realizou duas reformas em sua equipe: uma em abril e outra às vésperas do afastamento quando abriu espaço aos quadros políticos conservadores.

O curioso é que ao tomar posse o número de ministros nomeados por Collor era o menor dos trinta anos anteriores a 1990 e dentre os agraciados com um cargo no primeiro escalão estava sua também prima Zélia Cardoso de Mello, nomeada ministra da Fazenda. Convidou também o ex-jogador de futebol Zico para a Secretaria dos Esportes, porém este logo deixaria o cargo.

Com o tempo o insucesso da política econômica e as frequentes denúncias envolvendo auxiliares diretos (incluída a primeira-dama Rosane Malta, presidente da Legião Brasileira de Assistência) causaram um desgaste progressivo do governo.
[editar] O confisco

Segundo o acadêmico Carlos Eduardo Carvalho, Professor do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a medida política executada pelo Governo Collor, que ficou conhecida como confisco, não fazia parte, originalmente, do Plano Collor e tem origens num consenso entre os candidatos à presidência da época: Collor, Ulisses Guimarães e Lula da Silva. O confisco já era um tema em debate entre os candidatos à eleição presidencial: A gênese do Plano Collor, ou seja, como e quando foi formatado o programa propriamente dito, desenvolveu-se na assessoria de Collor a partir do final de dezembro de 1989, depois da vitória no segundo turno. O desenho final foi provavelmente muito influenciado por um documento discutido na assessoria do candidato do PMDB, Ulisses Guimarães, e depois na assessoria do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, entre o primeiro turno e o segundo. Apesar das diferenças nas estratégias econômicas gerais, as candidaturas que se enfrentavam em meio à forte aceleração da alta dos preços, submetidas aos riscos de hiperinflação aberta no segundo semestre de 1989, não tinham políticas de estabilização próprias. A proposta de bloqueio teve origem no debate acadêmico e se impôs às principais candidaturas presidenciais.[14] Quando ficou claro o esvaziamento da campanha de Ulysses, a proposta foi levada para a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, obteve grande apoio por parte de sua assessoria econômica e chegou à equipe de Zélia depois do segundo turno, realizado em 17 de dezembro.[14]
[editar] Impeachment
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência (desde Agosto de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus
Princípio da imparcialidade
Este artigo ou secção possui passagens que não respeitam o princípio da imparcialidade.
Tenha algum cuidado ao ler as informações contidas nele. Se puder, tente tornar o artigo mais imparcial.
(Justifique o uso desta marca na discussão do artigo)


A maior e mais forte crise enfrentada pelo governo Collor tomou forma em junho de 1992 graças a uma disputa envolvendo o irmão Pedro Collor e o empresário Paulo César Farias a partir da aquisição, por este último, do jornal Tribuna de Alagoas visando montar uma rede de comunicação forte o bastante para eclipsar a Gazeta de Alagoas e as Organizações Arnon de Mello. Contornada em um primeiro instante, a crise tomou vulto ao longo do ano seguinte, possuindo como ápice reportagem da revista IstoÉ trazendo matéria com o motorista de Collor, Eriberto França [carece de fontes?]. A revista Veja trouxe uma matéria na qual o caçula do clã, acusava o empresário PC Farias de enriquecer às custas da amizade com o presidente [carece de fontes?], algo que teve desdobramentos nos meses vindouros[carece de fontes?]: em 10 de maio, Pedro Collor apresentou a Veja documentos que apontavam o ex-tesoureiro do irmão como o proprietário de empresas no exterior e como as denúncias atingiam um patamar cada vez mais elevado a família interveio e desse modo o irmão denunciante foi removido do comando das empresas da família em 19 de maio por decisão da mãe, dona Leda Collor [carece de fontes?].

Oficialmente afastado por conta de "perturbações psicológicas", Pedro Collor não tardou a contra-atacar: primeiro apresentou um laudo que atestava a sanidade mental e a seguir concedeu nova entrevista a Veja em 23 de maio na qual acusou PC Farias de operar uma extensa rede de corrupção e tráfico de influência na qualidade de "testa-de-ferro" do presidente, o qual não reprimia tais condutas por ser um beneficiário direto daquilo que ficou conhecido como "esquema PC". Quarenta e oito horas depois a Polícia Federal abriu um inquérito destinado a apurar as denúncias de Pedro Collor e no dia seguinte o Congresso Nacional instaurou uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito destinada a investigar a veracidade das acusações.

Presidida pelo deputado Benito Gama (PFL–BA) e relatada pelo senador Amir Lando (PMDB–RO), a CPMI foi vista com certo desdém pelo governo, a ponto de Jorge Bornhausen, o então chefe da Casa Civil, ter declarado que a comissão "não levaria a lugar nenhum".

Pouco tempo depois Fernando Collor foi à televisão e rechaçou as denúncias feitas contra a administração e com isso sentiu-se à vontade para conclamar a população a sair de casa vestida em verde e amarelo em protesto contra as "intenções golpistas" de determinados setores políticos e empresariais interessados em apeá-lo do poder. O apelo pareceu ter dado certo: no dia 12 de agosto, quando completou 43 anos, foi homenageado por empresários, políticos, cantores, artistas e admiradores, parecendo até que tudo seria esquecido, havendo ampla cobertura midiática desse apoio. Entretanto, teve na verdade um efeito inverso ao que originalmente se propunha, pois o que se viu às ruas foram as manifestações de jovens estudantes denominados caras-pintadas, em referência às pinturas dos rostos que, capitaneados pela União Nacional dos Estudantes exigiam o impeachment do presidente numa cabala resumida no slogan "Fora Collor!" repetida à exaustão em passeatas por todo o país a partir de 16 de agosto. Segundo a opinião de diversos sociólogos e cientistas políticos [carece de fontes?], foi essa mobilização estudantil, (reforçada pela participação da sociedade civil organizada, o que aos poucos fez com que os meios de comunicação fossem abandonando Collor), o fator decisivo para que as investigações da CPMI avançassem e não fossem turvadas pela interferência governamental, ou seja, sem essa cobrança por parte da sociedade o afastamento de Collor provavelmente não teria ocorrido, ainda que o "embrião estudantil" da mesma tenha sido tachado inicialmente por setores da imprensa como algo "desprovido de idealismo e coerência política" à mercê da manipulação de grupos políticos de esquerda. Enquanto isso as apurações na CPMI colhiam, paulatinamente, uma série de depoimentos e também de documentos escritos que corroboravam os indícios da atuação de Paulo César Farias nos bastidores do poder.

Em 26 de agosto o relatório final da "CPI do PC" foi aprovado e nele constava a informação de que o presidente e os familiares tiveram despesas pessoais pagas pelo dinheiro recolhido ilegalmente pelo "esquema PC" que distribuía tais recursos por meio de uma intrincada rede de "laranjas" e de "contas fantasmas". Como exemplos materiais desse favorecimento foram citadas a reforma na "Casa da Dinda" (residência de Fernando Collor em Brasília) e a compra de um automóvel Fiat Elba. Cópias do relatório foram entregues para a Câmara dos Deputados e para a Procuradoria-Geral da República, e um pedido de impeachment foi formulado tendo como signatários o jornalista Barbosa Lima Sobrinho, presidente da Associação Brasileira de Imprensa, e o advogado Marcelo Lavenére, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil. Entregue ao deputado Ibsen Pinheiro, presidente da Câmara dos Deputados, o pedido de abertura do processo de impeachment foi aprovado em 29 de setembro por 441 votos a favor e 38 votos contra, com uma abstenção e 23 ausências.

Sobre o dia da votação (transmitida para todo o país pelos meios de comunicação, que já haviam abandonado definitivamente Collor) vale registrar que a mesma transcorreu sob a égide do voto aberto e isso fez com que os deputados pensassem na sobrevivência política dada a proximidade das eleições municipais de 1992 e o desejo de reeleição em 1994, assim muitos parlamentares optaram pelo "sim" no momento decisivo apesar de promessas em sentido contrário, ou seja, votos que eram contabilizados para o governo migraram para o bloco do impeachment, dois dos quais merecem destaque o caso do deputado Onaireves Moura (PTB–PR), que dias antes organizara um jantar de desagravo ao presidente e a seguir o voto do alagoano Cleto Falcão, ex-líder do PRN na Câmara dos Deputados e amigo íntimo de Collor, demonstrando assim o total isolamento do presidente. Para aprovar a abertura do processo de impeachment seriam necessários 336 votos e o sufrágio decisivo ficou a cargo do deputado Paulo Romano do (PFL–MG).

Afastado da presidência em 2 de outubro, foi julgado pelo Senado em 29 de dezembro de 1992. Como último recurso para preservar os direitos políticos, Collor renunciou ao mandato antes do início do julgamento, mas a sessão teve continuidade. O julgamento foi polêmico e alguns juristas consideraram que o julgamento, após a renúncia, não deveria ter acontecido. Foi condenado à perda do cargo e a uma inabilitação política de oito anos pelo placar de 76 votos a 5 numa sessão presidida pelo ministro Sydney Sanches, presidente do Supremo Tribunal Federal.

Retificando o resultado do julgamento, foi publicada a Resolução nº 101 do Senado, no DCN (Diário do Congresso Nacional), Seção 11, do dia 30 de dezembro de 1992, Art. 1º, que considerou prejudicado o pedido de aplicação da sanção de perda do cargo de presidente, em virtude da renúncia ao mandato.

O desgosto com o afastamento foi tamanho que Collor chegou a pensar em suicídio, conforme entrevista dada ao programa Fantástico' da Rede Globo em 2005, para muitos antagonistas radicalistas de Collor ele não faria nenhuma falta, para os seus apoiadores a morte de Collor seria a ruina do Brasil.
[editar] Eleições 2010

Em 2010 Collor lançou candidatura ao governo de Alagoas pelo PTB apoiado por cinco partidos (PRB, PSL, PHS, PMN e PTC). Em sua campanha, declarou apoio a Dilma Rousseff, dizendo ser apoiado também por ela e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Porém, seu jingle, que possui o trecho "é Lula apoiando Dilma, é Dilma apoiando Collor" causou grande constrangimento na campanha do PT, que indicou o vice na chapa do ex-governador Ronaldo Lessa (PDT).[15] A campanha de Lessa interpelou judicialmente a campanha de Collor para que esta retirasse os nomes de seus aliados do jingle.[15] Em seguida, uma decisão do TRE-AL proibiu Collor de citar os nomes de Lula e de Dilma em suas propagandas eleitorais.[15] Apesar de omitir ambos os nomes na nova versão, Collor deixou implícita a mensagem de que Dilma e Lula o apóiam em Alagoas. "Não adianta, o povo sabe quem tá apoiando quem. O povo tá decidido e vai apoiar também", dizia o novo trecho.[16]

A campanha de Collor ao governo estadual foi intensa. Seus partidários organizaram o "Collor Já", movimento capitaneado pela Juventude do PTB e pelo prefeito da cidade de Traipu, Marcos Santos.[17] Por outro lado, também foi forte o movimento "Fora Collor", liderado por integrantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e dez sindicatos e entidades da sociedade civil organizada.[17] Ambos os movimentos se toparam na praça Sinimbú, no centro de Maceió, durante manifestações no dia 11 de agosto.[17] A Polícia Militar foi acionada para evitar um confronto entre os dois lados, que trocavam acusações.[17] A PM deteve duas pessoas por desordem, mas elas foram liberadas em seguida.[17] Durante o episódio, o "Fora Collor" denunciou que cada pessoa do "Collor Já" teria recebido 50,00 reais para segurar faixas a favor do candidato.[17] Os dois indivíduos detidas pela PM admitiram ter recebido R$ 20,00 para ajudar a segurar faixas.[17]

A primeira pesquisa do Ibope indicou Lessa 1% à frente de Collor e 5% à frente do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB).[18] Todos os três candidatos estavam empatados em primeiro lugar, uma vez que a margem de erro do levantamento era de três 3% para mais ou para menos.[18] O instituto Gape, pertencente às Organizações Arnon de Mello (complexo de comunicação da família Collor), também divulgou no mesmo dia uma pesquisa de intenção de voto para governador.[18] Segundo essa sondagem, Collor liderava a corrida pelo governo com vantagem de 15% sobre Lessa, enquanto Teotônio conquistou a preferência de apenas 16% do eleitorado.[18] A pesquisa foi contratada por outra empresa da família Collor, o jornal Gazeta de Alagoas.[18] Após a divulgação das pesquisas, o coordenador do MCCE, Adriano Argolo, entrou com representação na Justiça Eleitoral contra o Gape.[19]

De acordo com o jornal O Globo, a divulgação da pesquisa Ibope fez a campanha collorida alterar a estratégia.[20] O ex-presidente focou áreas dominadas pelo tráfico de drogas e com altos índices de criminalidade e descartou sabatinas com setores mais esclarecidos da sociedade, como universitários.[20]

Collor não conseguiu ir ao segundo turno. Ficou com 28,8% de votos, atrás de Teotônio Vilela e Ronaldo Lessa, que disputaram o segundo turno, vencido por Vilela.
[editar] Collor em livros

Desde 1996 mantém uma página na internet em que é possível ler o primeiro capítulo de um livro de sua autoria intitulado Crônica de um Golpe - A versão de quem viveu o fato. Sobre os dias como presidente foi editado Mil Dias de Solidão – Collor bateu e levou, do jornalista Cláudio Humberto Rosa e Silva, o porta-voz quando presidente e também um livro de autoria do irmão, Pedro Collor, intitulado Passando a Limpo - A trajetória de um farsante, com redação da jornalista Dora Kramer. Os bastidores do governo e do escândalo que derrubou Collor foram relatados no livro "Todos os sócios do presidente", dos jornalistas Gustavo Krieger, Luiz Antônio Novaes e Tales Faria.

As relações com a imprensa são o tema de Notícias do Planalto, de Mário Sérgio Conti e o livro "A imprensa faz e desfaz um presidente" de Fernando Lattman-Weltma. Há um depoimento também no livro Os Segredos dos Presidentes de Geneton Moraes Neto, produzido pela equipe do Fantástico.
[editar] Cronologia sumária

Referências

1. ↑ Título ainda não informado (favor adicionar).
2. ↑ Relação com a Globo 'ajudou bastante', lembra Collor; senador diz ter pensado, na véspera, que perderia a eleição
3. ↑ Debate entre Candidatos à Presidência
4. ↑ (em português) Simon para Collor: "seu mandato de hoje é legítimo, como legítimo foi o afastamento em 1992", sítio da OAB, 23 de março de 2007
5. ↑ http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/05/10/fernando-collor-confirma-pre-candidatura-ao-governo-de-alagoas-916540689.asp
6. ↑ http://www.google.com.br/url?q=http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,collor-confirma-pre-candidatura-ao-governo-de-alagoas,549615,0.htm&ei=_2IFTN-vDcT48Ab1vN36DQ&sa=X&oi=news_article&resnum=5&ct=result&cd=1&ved=0CFkQqQIoATAE&usg=AFQjCNEB4wzsfUWMH1BuX-vtNTaL9VzOwg
7. ↑ http://www.google.com.br/url?q=http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,collor-vai-concorrer-ao-governo-de-alagoas,549258,0.htm&ei=_2IFTN-vDcT48Ab1vN36DQ&sa=X&oi=news_article&resnum=5&ct=result&cd=1&ved=0CFwQqQIoAjAE&usg=AFQjCNGbFKXTupLkufXigStieZoYeNLvuA
8. ↑ http://www.google.com.br/url?q=http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100511/not_imp549983,0.php&ei=_2IFTN-vDcT48Ab1vN36DQ&sa=X&oi=news_article&resnum=5&ct=result&cd=1&ved=0CF8QqQIoAzAE&usg=AFQjCNEgJu226eV-RfxKKgM2W9eV1j19cQ
9. ↑ http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4458320-EI7896,00-Exmulher+de+Collor+muda+de+estrategia+para+partilha+de+bens.html
10. ↑ http://www.ojornalweb.com/2010/06/01/collor-participa-de-entrega-de-174-casas-em-coruripe/
11. ↑ http://www.google.com.br/url?q=http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,collor-e-acusado-de-fazer-propaganda-antecipada-em-al,559588,0.htm&ei=_2IFTN-vDcT48Ab1vN36DQ&sa=X&oi=news_article&resnum=1&ct=result&cd=1&ved=0CCYQqQIoATAA&usg=AFQjCNHMx-QYI0nbd12fn41QKgvcIU33mg
12. ↑ http://www.google.com.br/url?q=http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php%3Fc%3D206072&ei=_2IFTN-vDcT48Ab1vN36DQ&sa=X&oi=news_article&resnum=1&ct=result&cd=1&ved=0CCkQqQIoAjAA&usg=AFQjCNH87sUNJIPepFE4FtR7TOd6bbnTPA
13. ↑ http://www.google.com.br/url?q=http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/%3FvEditoria%3DPol%25EDtica%26vCod%3D86330&ei=_2IFTN-vDcT48Ab1vN36DQ&sa=X&oi=news_article&resnum=1&ct=result&cd=1&ved=0CCwQqQIoAzAA&usg=AFQjCNGiYp5f4xdRD8EPFnxesUjYtqh_KQ
14. ↑ a b As origens e a gênese do Plano Collor, Scielo
15. ↑ a b c Cavalcanti, Martina. "Collor é proibido de citar Lula e Dilma em jingle". eBand. 29 de julho de 2010.
16. ↑ UOL. "Lula dribla briga de Collor e Lessa e pede votos para Renan em Alagoas". O Documento. 24 de agosto de 2010.
17. ↑ a b c d e f g Rios, Odilon. "AL: "Fora Collor" e "Collor Já" causam tensão em ruas de Maceió". Terra. 11 de agosto de 2010.
18. ↑ a b c d e Rodrigues, Ricardo. "Lessa lidera pesquisa Ibope para governo de Alagoas". O Estado de S. Paulo. 24 de agosto de 2010.
19. ↑ Rios, Odilon. "Lessa e Collor estão tecnicamente empatados na disputa pelo governo de Alagoas, aponta Ibope". O Globo. 24 de agosto de 2010.
20. ↑ a b Rios, Odilon. "Empate faz Collor mudar discurso em Alagoas". O Globo. 27 de agosto de 2010.

[editar] Bibliografia

* _______, Plano Collor, Editora Auriverde, 1990.
* BRESSER PEREIRA, Luís Carlos, Os Tempos Heróicos de Collor e Zélia, Editora Nobel, 1991.
* CONTI, Mário Sérgio. Notícias do Planalto: A imprensa e Fernando Collor. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1999.
* COSTA, Gleiner Vinicius Vieira. Brasil, Nova República e Imprensa. A ascensão e queda de Fernando Collor. Monografia de Conclusão de Licenciatura e Bacharelado em História, Rio de Janeiro, Universidade Gama Filho, 2005.
* DIAS, Luís Antônio Plural e Singular: análise da mobilização pelo Fora-Collor in Estudos de História. Franca, v. 11, n° 1, p. 141-165, 2004.
* DIAS, Luís Antônio Ética, cidadania e politização in Revista Thot nº 78, Ed. Palas Athena, São Paulo, março/2003, p. 14-9.
* KRIEGER, Gustavo; NOVAES, Luiz Antônio; FARIA Tales. "Todos os Sócios do Presidente". Scritta Editorial, 1993.
* LATTMAN-WELTMAN, Fernando; CARNEIRO, José Alan Dias, RAMOS, Plínio de Abreu (Orgs). A imprensa faz e desfaz um presidente. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994.
* MARTINS, Ives Gandra da Silva, Aspectos Constitucionais do Plano Collor I e II , Editora Forense, 1991.
* MENEZES, Francisco - Organizador, Política Agrícola e Governo Collor, Editora Fase As-pta, Rio de Janeiro.
* MELLO, Pedro Collor de. Passando a limpo - a trajetória de um farsante. Editora Record, 1993.
* REALE, Miguel, De Tancredo a Collor, Editora Siciliano, São Paulo, 1992.
* SILVA, Cláudio Humberto Rosa, Mil dias de solidão: Collor bateu e levou. Geração Editorial, 1993.
* Título ainda não informado (favor adicionar) (em português)

[editar] Ligações externas
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Fernando Collor de Mello
O Commons possui uma categoria com multimídias sobre Fernando Collor de Mello

* O governo Fernando Collor de Mello no sítio oficial da Presidência da República do Brasil (em português)
* Página oficial de Fernando Collor de Mello
* Mensagem Presidencial ao Congresso Nacional de 1991 (em português)
* Mensagem Presidencial ao Congresso Nacional de 1992 (em português)
* Globo News Dossiê - Parte 1 e Parte 2 na Globo.com

Precedido por
Dilton Simões Prefeito de Maceió
1979 — 1982 Sucedido por
Corinto Campelo da Paz
Precedido por
José de Medeiros Tavares Governador de Alagoas
1987 — 1989 Sucedido por
Moacir Lopes de Andrade
Precedido por
José Sarney Brasil Presidente do Brasil
1990 — 1992 Sucedido por
Itamar Franco
[Expandir]
v • e
Governadores de Alagoas (1889 — 2011)

Junta governativa alagoana de 1889 • Tibúrcio Valério de Araújo • Pedro Paulino da Fonseca • Manuel José de Araújo Góis • Pedro Paulino da Fonseca • Manuel José de Araújo Góis • José Correia Teles • Manuel Ribeiro Barreto de Meneses • Jacinto de Assunção Pais de Mendonça • Carlos Jorge Calheiros de Lima • Manuel Gomes Ribeiro • Gabino Besouro • Manuel Sampaio Marques • José Tavares da Costa • Francisco Soares Palmeira • Tibúrcio Valeriano da Rocha Lins • Manuel Gomes Ribeiro • José Vieira Peixoto • Manuel José Duarte • Francisco Manuel dos Santos Pacheco • Euclides Vieira Malta • Joaquim Paulo Vieira Malta • Euclides Vieira Malta • José Miguel de Vasconcelos • Macário das Chagas Rocha Lessa • Clodoaldo da Fonseca • João Batista Accioli Júnior • Fernandes Lima • Manuel Capitolino da Rocha Carvalho • Fernandes Lima • Pedro da Costa Rego • José Júlio Cansanção • Álvaro Correia Pais • Hermilo de Freitas Melro • Luís de França Albuquerque • Tasso de Oliveira Tinoco • Luís de França Albuquerque • Francisco Afonso de Carvalho • Temístocles Vieira de Azevedo • Osman Loureiro de Farias • Edgar de Góis Monteiro • Benedito Augusto da Silva • Osman Loureiro de Farias • José Maria Correia das Neves • Ismar de Góis Monteiro • Edgar de Góis Monteiro • Antônio Guedes de Miranda • Silvestre Péricles de Góis Monteiro • Arnon Afonso de Farias Melo • Sebastião Marinho Muniz Falcão • Luiz de Souza Cavalcante • João José Batista Tubino • Antônio Simeão de Lamenha Filho • Afrânio Salgado Lages • Divaldo Suruagy • Ernandes Lopes Dorvillé • Geraldo Medeiros de Melo • Guilherme Palmeira • Teobaldo Vasconcelos Barbosa • Divaldo Suruagy • José de Medeiros Tavares • Fernando Collor de Mello • Moacir Lopes de Andrade • Geraldo Bulhões • Divaldo Suruagy • Manuel Gomes de Barros • Ronaldo Lessa • Luís Abílio de Sousa Neto • Teotônio Vilela Filho
Bandeira de Alagoas
[Expandir]
v • e
Presidentes do Brasil (1889–2011)
Presidencialismo no Brasil • Palácio do Planalto • Palácio da Alvorada • Granja do Torto
República da Espada (1889-1894) Deodoro da Fonseca • Floriano Peixoto
República Velha (1895-1930) Prudente de Morais • Manuel Vitorino • Campos Sales • Rodrigues Alves • Afonso Pena • Nilo Peçanha • Hermes da Fonseca • Venceslau Brás • Rodrigues Alves • Delfim Moreira • Epitácio Pessoa • Artur Bernardes • Washington Luís • Júlio Prestes
Era Vargas (1930-1945) Junta de 1930 • Getúlio Vargas
Período populista (1945-1964) José Linhares • Eurico Gaspar Dutra • Getúlio Vargas • Café Filho • Carlos Luz • Nereu Ramos • Juscelino Kubitschek • Jânio Quadros • Ranieri Mazzilli • João Goulart
Ditadura militar (1964–1985) Ranieri Mazzilli • Castelo Branco • Costa e Silva • Junta de 1969 • Emílio Garrastazu Médici • Ernesto Geisel • João Figueiredo
Nova República (1985–) Tancredo Neves - José Sarney • Fernando Collor de Mello • Itamar Franco • Fernando Henrique Cardoso • Luiz Inácio Lula da Silva • Dilma Rousseff

Bandeira do Presidente do Brasil.
[Expandir]
v • e
Atuais membros do Senado Federal do Brasil
Presidente: José Sarney


Acre

* Aníbal Diniz (PT)[a]
* Jorge Viana (PT)
* Sérgio Petecão (PMN)


Alagoas

* Benedito de Lira (PP)
* Fernando Collor de Mello (PTB)
* Renan Calheiros (PMDB)


Amapá

* Geovani Borges (PMDB)[b]
* José Sarney (PMDB)
* Randolfe Rodrigues (PSOL)


Amazonas

* Eduardo Braga (PMDB)
* João Pedro (PT)[b]
* Vanessa Grazziotin (PC do B)


Bahia

* João Durval (PDT)
* Lídice da Mata (PSB)
* Walter Pinheiro (PT)


Ceará

* Eunício Oliveira (PMDB)
* Inácio Arruda (PC do B)
* José Pimentel (PT)


Distrito Federal

* Cristovam Buarque (PDT)
* Gim Argello (PTB)[a]
* Rodrigo Rollemberg (PSB)



Espírito Santo

* Ana Rita (PT)[a]
* Magno Malta (PR)
* Ricardo Ferraço (PMDB)


Goiás

* Cyro Miranda (PSDB)[a]
* Demóstenes Torres (DEM)
* Lúcia Vânia (PSDB)


Maranhão

* Lobão Filho (PMDB)[b]
* Epitácio Cafeteira (PTB)
* João Alberto (PMDB)


Minas Gerais

* Aécio Neves (PSDB)
* Clésio Andrade (PR)[a]
* Itamar Franco (PPS)


Mato Grosso

* Blairo Maggi (PR)
* Jayme Campos (DEM)
* Pedro Taques (PDT)


Mato Grosso do Sul

* Delcídio do Amaral (PT)
* Marisa Serrano (PSDB)
* Waldemir Moka (PMDB)


Pará

* Flexa Ribeiro (PSDB)
* Marinor Brito (PSOL)
* Mário Couto (PSDB)



Paraíba

* Cícero Lucena (PSDB)
* Vital do Rêgo (PMDB)
* Wilson Santiago (PMDB)


Paraná

* Álvaro Dias (PSDB)
* Roberto Requião (PMDB)
* Sérgio de Souza (PMDB)[b]


Pernambuco

* Armando Monteiro (PTB)
* Jarbas Vasconcelos (PMDB)
* Humberto Costa (PT)


Piauí

* Ciro Nogueira (PP)
* João Vicente Claudino (PTB)
* Wellington Dias (PT)


Rio de Janeiro

* Francisco Dornelles (PP)
* Lindberg Farias (PT)
* Marcelo Crivella (PRB)


Rio Grande do Norte

* Garibaldi Alves (PMDB)[a]
* José Agripino (DEM)
* Paulo Davim (PV)[b]


Rio Grande do Sul

* Ana Amélia Lemos (PP)
* Paulo Paim (PT)
* Pedro Simon (PMDB)



Rondônia

* Acir Gurgacz (PDT)
* Ivo Cassol (PP)
* Valdir Raupp (PMDB)


Roraima

* Ângela Portela (PT)
* Mozarildo Cavalcanti (PTB)
* Romero Jucá (PMDB)


Santa Catarina

* Casildo Maldaner (PMDB)[a]
* Luiz Henrique (PMDB)
* Paulo Bauer (PSDB)


São Paulo

* Aloysio Nunes (PSDB)
* Eduardo Suplicy (PT)
* Marta Suplicy (PT)


Sergipe

* Antônio Carlos Valadares (PSB)
* Eduardo Amorim (PSC)
* Maria do Carmo Alves (DEM)


Tocantins

* Ataídes Oliveira (PSDB)[b]
* Kátia Abreu (DEM)
* Vicentinho Alves (PR)


Legenda:
a. ^ Suplente efetivado
b. ^ Suplente temporário
PMDB (20) • PT (14) • PSDB (11) • PTB (6) • DEM (5) • PP (5) • PR (4) • PDT (4) • PSB (3) • PCdoB (2) • PSOL (2) • PSC (1) • (PRB) (1) • PV (1) • PMN (1) • PPS (1)

* Portal do Brasil
* Portal do Rio de Janeiro
* Portal da política

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_Collor_de_Mello"
Categorias: Deputados federais de Alagoas | Prefeitos de Maceió | Governadores de Alagoas | Presidentes do Brasil | Senadores de Alagoas | Teuto-brasileiros | Dirigentes esportivos do Brasil | Naturais do Rio de Janeiro (cidade) | Família Collor de Mello
Categorias ocultas: !Artigos a revisar | !Artigos parciais | !Artigos que carecem de fontes desde Agosto de 2010 | !Artigos grandes que carecem de fontes | !Artigos que carecem de notas de rodapé | !Artigos que carecem de notas de rodapé desde Dezembro de 2008
Ferramentas pessoais

* Entrar / criar conta

Espaços nominais

* Artigo
* Discussão

Variantes

Vistas

* Ler
* Editar
* Ver histórico

Ações

Busca
Pesquisar
Navegação

* Página principal
* Conteúdo destacado
* Eventos atuais
* Esplanada
* Página aleatória
* Portais
* Informar um erro

Colaboração

* Boas-vindas
* Ajuda
* Página de testes
* Portal comunitário
* Mudanças recentes
* Estaleiro
* Criar página
* Páginas novas
* Contato
* Donativos

Imprimir/exportar

* Criar um livro
* Descarregar como PDF
* Versão para impressão

Ferramentas

* Páginas afluentes
* Alterações relacionadas
* Carregar ficheiro
* Páginas especiais
* Ligação permanente
* Citar esta página

Noutras línguas

* العربية
* Català
* Deutsch
* English
* Esperanto
* Español
* Eesti
* Suomi
* Français
* Galego
* עברית
* Bahasa Indonesia
* Ido
* Italiano
* 日本語
* ქართული
* 한국어
* Latina
* मराठी
* Nederlands
* ‪Norsk (bokmål)‬
* Occitan
* Polski
* Русский
* Svenska
* Türkçe
* Yorùbá
* 中文

* Esta página foi modificada pela última vez à(s) 20h45min de 10 de junho de 2011.
* Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.

* Política de privacidade
* Sobre a Wikipédia
* Avisos gerais

* Wikimedia Foundation
* Powered by MediaWiki

Nenhum comentário:

Postar um comentário