ENCICLOPÉDIA MINEIRA: Prof. Marcos Tadeu Cardoso

Um projeto do Prof. Marcos Tadeu Cardoso, um livro publicado narrando a história das principais cidades Mineiras.
Entre em contato com o prof. Marcos T. C. pelo e-mail,
marcostcj@yahoo.com.br ou mar.cj@hotmail.com Acesse seu website oficial, http://marcostadeucardoso.blogspot.com


Siga-me no twitter: Marcos_Tadeu_C

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Câmara Municipal do Rio de Janeiro

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro é o órgão legislativo da cidade do Rio de Janeiro, Brasil.

Foi fundada em 1565, quando era formada apenas por um procurador e um juiz ordinário. Dois anos depois, houve a primeira eleição para a Câmara. A cada pleito, eram eleitos doze vereadores com mandato de um ano, sendo que o presidente da Casa acumulava as funções dos atuais prefeitos municipais.

Essa situação perdurou até a criação do cargo de intendente, logo após a Proclamação da República, separando os Poderes Executivo e Legislativo municipais. juntamente com as demais câmaras municipais, foi fechada em 1937 quando da decretação do Estado Novo por Getúlio Vargas e reaberta em 1946, porém sem poder sobre os vetos do prefeito da cidade, os quais eram analisados pelos senadores da República.

Foi ainda transformada em Assembleía Legislativa quando da transferência da capital federal para a cidade de Brasília e a criação do estado da Guanabara em 1960, recuperando o status de Câmara Municipal quando da fusão daquele estado com o do Rio de Janeiro, em 1975.

O prédio que aloja a Câmara Municipal do Rio de Janeiro recebeu o apelido de Gaiola de Ouro do historiador Brasil Gérson, devido ao altíssimo custo de sua construção, 23 mil contos de réis, mais de duas vezes o custo de construção do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.[1]

Nenhum comentário:

Postar um comentário