ENCICLOPÉDIA MINEIRA: Prof. Marcos Tadeu Cardoso

Um projeto do Prof. Marcos Tadeu Cardoso, um livro publicado narrando a história das principais cidades Mineiras.
Entre em contato com o prof. Marcos T. C. pelo e-mail,
marcostcj@yahoo.com.br ou mar.cj@hotmail.com Acesse seu website oficial, http://marcostadeucardoso.blogspot.com


Siga-me no twitter: Marcos_Tadeu_C

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Uberaba

Uberaba é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro. Sua população, segundo o Censo 2010 de IBGE é de 296.000 habitantes . entre as maiores cidades do estado. É uma das cidades que mais crescem no Brasil, contando com mais de 135 bairros. Segundo alguns autores, o topônimo "Uberaba", nome de um rio do município, origina-se do termo tupi "Y-berab" que quer dizer "água clara" ou "rio brilhante".
Índice
[esconder]

* 1 História
* 2 Documentos da história municipal de Uberaba
o 2.1 Transferência do Triângulo Mineiro à Capitania de Minas Gerais
o 2.2 Criação da Freguesia de Uberaba
o 2.3 Criação da Vila de Uberaba
o 2.4 Ata da instalação do Município de Uberaba
* 3 Política
* 4 Empresas na cidade
* 5 Geografia
* 6 Economia
o 6.1 Setor primário
o 6.2 Setor secundário
o 6.3 Setor terciário
o 6.4 Turismo
o 6.5 Importações e exportações da EADI
* 7 Demografia
* 8 Infraestrutura
o 8.1 Bens e serviços
o 8.2 Transporte
+ 8.2.1 Transporte coletivo
+ 8.2.2 Transporte aéreo
* 9 Projetos para a cidade
* 10 Comunicação
o 10.1 Estúdios
o 10.2 Sinal Digital
o 10.3 Rede telefônica
* 11 Educação
* 12 Cultura
o 12.1 Parques
o 12.2 Museus
* 13 Shopping Centers
o 13.1 Shopping Center Uberaba
o 13.2 Manhattan Center Shopping
o 13.3 Novo Shopping
o 13.4 Outros Shoppings
* 14 Complexo Manhattan
* 15 Esportes
o 15.1 Futebol
o 15.2 Handebol
o 15.3 Vôlei
o 15.4 Basquete
o 15.5 Karatê
o 15.6 Futsal
o 15.7 Atletismo
o 15.8 Natação
o 15.9 Rugby
* 16 Eventos
* 17 Religião
o 17.1 Nossa Senhora D' Abadia - Padroeira de Uberaba
o 17.2 Francisco Cândido Xavier, "Chico Xavier"
* 18 Referências
o 18.1 Bibliografia
o 18.2 Citadas
* 19 Ligações externas

[editar] História

A povoação foi fundada, em 1809, pelo sargento-mor comandante da Companhia de Ordenanças do Distrito do Julgado do Desemboque da Capitania de Goiás, Antônio Eustáquio da Silva e Oliveira. O Julgado do Desemboque correspondia ao atual Triângulo Mineiro menos a região de Araxá que foi elevada a julgado, em 1811, desmembrada do Julgado do Desemboque.

A primeira casa de Uberaba, construída pelo Sargento-Mór Antônio Eustáquio, localizava-se na atual esquina da Praça Rui Barbosa com a Rua Artur Machado, do lado esquerdo de quem desce a rua Artur Machado.

O Sargento-mor Antônio Eustáquio era oriundo do Distrito de Glaura, pertencente à antiga Vila Rica, atual Ouro Preto, onde seu pai, João da Silva de Oliveira, fora vereador por três mandatos na época da Inconfidência Mineira e capitão comandante de Glaura.

O Sargento-Mor Antônio Eustáquio, buscando desbravar novas terras na região, realizou duas entradas pelo Sertão da Farinha Podre e foi também fundador, entre os anos de 1810 e 1813, do arraial denominado Nossa Senhora do Carmo dos Morrinhos, atual município de Prata.

Da família fundadora do Uberaba, Sargento-mor Antônio Eustáquio, seus irmãos e primos, o descendente mais ilustre é o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, tetraneto do Capitão-General José Manuel da Silva e Oliveira.

Uberaba surgiu pela migração de geralistas, como eram chamados os habitantes das Minas Gerais na época do Brasil Colônia, os quais deixaram as já esgotadas regiões produtoras de ouro, porém fracas para agricultura, da Capitania de Minas e de Goiás (Desemboque), em busca de terras férteis para se estabelecerem como agricultores e pecuaristas.

Entre estes pioneiros, além dos Silva e Oliveira, estavam, entre outros, os Rodrigues da Cunha originários da Vila de Queluz, atual Conselheiro Lafaiete[5], e os Bernardes da Silveira, Rodrigues Gondim e Alves Gondim vindos de Formiga (Minas Gerais).

O local onde se instalou o Arraial de Uberaba, inicialmente denominado sertão da Farinha Podre, às margens do Córrego das Lages, foi escolhido por existirem, naquela área, formadas por seis colinas (Boa Vista, Estados Unidos, da Matriz, Cuiabá, Barro Preto e a colina da Misericórdia), grande quantidade de nascentes de córregos no alto destas colinas. Sendo que as primeiras "moradas de casas", como se dizia na época, foram construídas próximas às nascentes destes córregos.

As terras do novo arraial pertenciam à Fazenda das Toldas, ainda existente, e foram doadas, em 1812, por seu proprietário Tristão de Castro Guimarães.

O "Arraial" de Uberaba, na época pertencente ao Julgado do Desemboque, Capitania de Goiás, foi elevado à condição de "Distrito de Índios" em 13 de fevereiro de 1811.

Em 1816, a região do Triângulo Mineiro, que na época compreendia o "Julgado do Desemboque" (onde Uberaba se encontra) e o "Julgado do Araxá", deixou de pertencer à Capitania de Goiás e foi anexada à Capitania de Minas Gerais.

Estes dois julgados (Desemboque e Araxá) ficaram pertencendo à Vila e comarca de Paracatu do Príncipe. A comarca de Paracatu foi criada em 1815.

O Sargento-Mor Eustáquio pediu e conseguiu de D. João VI a elevação de Uberaba à categoria de freguesia em 2 de março de 1820 com o nome de Freguesia de Santo Antônio e São Sebastião do Uberaba, desmembrada da Freguesia do Desemboque.

Em 1831 é criada a Vila de Araxá, a qual Uberaba fez parte até sua emancipação política em 1836.

Na década de 1830, o escritor Bernardo Guimarães residiu em Uberaba.

O sargento-mor Antônio Eustáquio foi o líder político de Uberaba até sua morte em 1832, quando assumiu o seu lugar, seu irmão Capitão Domingos da Silva e Oliveira que foi o líder político de Uberaba até sua morte em 1852, e, que conseguiu, em 1836, a emancipação política de Uberaba, então pertencente à Vila de Araxá. O Capitão Domingos havia trabalhado, também, em 1831, para a elevação de Araxá à categoria de vila.

Em 22 de fevereiro de 1836, pela lei mineira número 28, Uberaba foi elevada à categoria de município, a Vila de Uberaba, desmembrando-se de Araxá. Em 7 de janeiro de 1837, é instalada a Câmara Municipal, tomando posse os primeiros vereadores, tendo o Capitão Domingos como seu primeiro presidente. Esta lei número 28 também extinguiu o julgado do Desemboque e o anexou ao município de Araxá.

Em 1840, Uberaba é elevada à categoria de comarca, a Comarca do Paraná, desmembrada da comarca de Paracatu.

Uberaba é elevada da categoria de vila à categoria de cidade em 2 de maio de 1856.

Uberaba, na Guerra do Paraguai, foi passagem das tropas federais, e recebeu o Visconde de Taunay, que assim descreveu a paisagem ao redor de Uberaba:

“-Inúmeros regatos, córregos, ribeirões e possantes rios, semeado de flores, com um sem número de pássaros, aves e animais, todos esquivos e que mal se enxergam escondidos nas matas e capões, inçados de cobras de veneno virulentíssimo, cascavéis, jararacuçus, urutus, todas ariscas, fugitivas, e que só causam dano quando se tem a infelicidade de pisá-las e magoá-las.”

O Visconde de Taunay homenageou Uberaba em seu livro "Inocência", colocando, como personagem do livro, o músico, e depois único deputado estadual uberabense no Segundo Reinado, Antônio Cesário da Silva e Oliveira.

Na década de 1870, criadores de Uberaba introduzem o gado zebu no Brasil trazidos da Índia.

A sessão da Câmara Geral, atual Câmara dos Deputados, na cidade do Rio de Janeiro, do dia 10 de maio de 1886, foi quase toda dedicada às tumultuadas eleições para deputado, ocorridas em Uberaba, em 15 de janeiro de 1886. Depois de muito debate, a Câmara Geral deliberou por anular as eleições de Uberaba.[6]

Em 1889, chega a Uberaba, os trilhos da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro. A autorização para prolongar a Mogiana até Uberaba foi dada pelo decreto imperial nº 8.888 de 17 de fevereiro de 1883.

Em 1899 é criado o "Clube Lavoura e Comércio" com o objetivo de defender a lavoura e a pecuária, combatendo os altos impostos e as interferências do novo governo republicano na atividade rural. É lançado o jornal "Lavoura e Comércio" que, em seu primeiro número, ocupando toda sua primeira página, expõe os ideais dos ruralistas do Triângulo Mineiro.

Em 1905 é inaugurada a energia elétrica na cidade.

Em 1906 tem início as exposições de gado bovino. Exposições que foram muito prestigiadas pelo Dr. Getúlio Vargas, nas décadas de 1930 a 1950.

Em 29 de setembro de 1907 é criada a Diocese de Uberaba, elevada à categoria de arquidiocese e sede metropolitana em 14 de abril de 1962.

Na década de 1910 advogaram em Uberaba, o depois vice-presidente da república Fernando de Melo Viana e o depois ministro da guerra e historiador Pandiá Calógeras.

Durante a Revolução de 1924, uma comissão de líderes políticos uberabenses encontra, em Mogi Mirim, o líder tenentista João Cabanas e lhe oferece dinheiro, armas e tropas para que ele e a sua coluna, chamada Coluna da Morte, rumarem para o Uberaba, onde Cabanas proclamaria a criação do "Estado do Triângulo", antiga reivindicação da região, e partirem, em seguida, para Belo Horizonte, para depor o governo mineiro. O tenente João Cabanas conta em seu livro "A Coluna da Morte" que aceitou a proposta, mas, enquanto fazia os preparativos para a partida para Uberaba, pela Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, chegaram ordens do comando revolucionário para a Coluna da Morte partir em retirada para o atual Mato Grosso do Sul.

Durante a Revolução de 1932 foram travados combates entre mineiros e paulistas na fronteira com o estado São Paulo, na "Ponte do Delta", que ligava Uberaba ao estado de São Paulo. Uberabenses, liderados por Roberto de Genari, constroem um carro blindado para enfrentar os paulistas na "Ponte do Delta".

Na década de 1940, começam a serem encontrados fósseis de animais pré-históricos na região da antiga Estação de Trem de Peirópolis.

Em 1946, o escritor Monteiro Lobato passou por Uberaba e fez um discurso da Campanha O Petróleo é Nosso.

Durante a elaboração da Constituição de 1946, nos debates da Assembleia Nacional Constituinte, o deputado federal mineiro Juscelino Kubitschek propõe a construção da nova capital do Brasil no Triângulo Mineiro.

Em 10 de setembro de 1950, o dr. Getúlio Vargas, na sua campanha para presidente da república, faz um discurso em Uberaba em defesa da pecuária. Lembrando sua condição de pecuarista, Getúlio diz:
Cquote1.svg Quero que saibam que lhes vou dizer as coisas na linguagem simples de companheiro! Nossa conversa será no jeito e estilo daqueles que os fazendeiros costumam fazer de pé, junto á porteira do curral. Lutando contra opiniões que combatiam a introdução do gado zebu no Brasil, os fazendeiros do Triângulo Mineiro apoiados exclusivamente no seu próprio trabalho e nos seus próprios recursos arrostaram todos os percalços da tremenda luta que se feriu, e que, afinal, lhes conferiu incontestada vitória. De então para cá, o Brasil Central passou a ter expressão econômica, transformando-o de uma vasta solidão inaproveitada, que era então, no grande reduto econômico e francamente ativo da atualidade. Cquote2.svg
— Getúlio Vargas

Em 24 de abril de 1952, ocorre uma revolta em Uberaba contra os altos impostos cobrados pelo governo estadual chefiado por Juscelino Kubitschek. O edifício da Coletoria Estadual é destruído, assim como os postos de cobrança de impostos nas entradas da cidade. A revolta só terminou com a chegada de tropas do 4º Batalhão de Caçadores, vindas de Belo Horizonte, de avião, e que ocuparam as ruas do centro de Uberaba portando metralhadoras. A revolta foi notícia no New York Times.[7]

Logo em seguida, procurando se reconciliar com os uberabenses, o governador Juscelino cria a Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro e a instala no edifício onde funcionava a Cadeia de Uberaba, na atual Praça Manuel Terra.

Em 1956, em Uberaba, acontecem grandes comemorações em homenagem ao seu primeiro centenário de elevação à categoria de cidade.

Em 1957, a senhora Aparecida Conceição Ferreira, a "Dona Cida", funda o "Hospital do Fogo Selvagem", referência nacional no tratamento do pênfigo foliáceo.

Em 1959, fixa residência em Uberaba, o médium Chico Xavier que se tornaria o mais conhecido dos médiuns brasileiros.

A construção de Brasília deu um impulso ao desenvolvimento de Uberaba. Assim, em 1959, a lei federal nº 3.613, de 12 de agosto, assinada pelo presidente Juscelino, ordena que seja implantada e pavimentada, uma rodovia ligando Limeira a Brasília, passando por Uberaba (de São Paulo a Limeira já existia uma rodovia asfaltada). Em junho de 1961, o asfalto chega à divisa São Paulo-Minas Gerais, em Igarapava, e, em 1965, a pavimentação asfáltica da BR-050, entre Uberaba e Uberlândia, é inaugurada pelo presidente da república Humberto de Alencar Castelo Branco.
[editar] Documentos da história municipal de Uberaba
[editar] Transferência do Triângulo Mineiro à Capitania de Minas Gerais

Alvará de 4 de abril de 1816:

"Eu, El Rei, faço saber aos que este meu alvará virem, que tendo creado a nova Comarca de Paracatú, assignando-lhe os limites, que me parecem proprios, na fórma do Alvará de 17 de maio do anno passado de 1815, e representando-me os povos da Campanha do Araxá, que comprehende os dous Julgados e Freguezias de S. Domingos e Desemboque, os grandes incommodos que supportam em viverem sujeitos à Capitania e Comarca de Goyaz, cuja Capital lhes fica em distancia de mais de 150 leguas, sendo lhes penosos os recursos, de que frequentemente necessitam; ao mesmo passo que estando elles sujeitos á Capitania de Minas Geraes e á Ouvidoria de Paracatú que lhes fica próxima, podem ser mais facilmente ouvidos e soccorridos nas suas dependencias, sem serem obrigados a desamparar as suas casas e culturas de suas terras, ficando também mais desembaraçados e promptos para se empregarem no meu real serviço: e querendo eu evitar-lhes tão penosos inconvenientes, e promover as comodidades daquelles povos, que, pela sua industria e digna aplicação á lavoura, se fazem dignos da minha real comtemplação;........Hei por bem separar e desannexar da Capitania e Comarca de Goyaz os ditos dous Julgados e Freguezias de S. Domingos do Araxá e Desemboque, com todo o territorio que lhes pertence; em mando que deste alvará em diante fiquem pertencendo á Capitania de Minas Geraes e á Comarca de Paracatú, fazendo parte dos limites desta....Dado no Rio de Janeiro a 4 de abril de 1816".
[editar] Criação da Freguesia de Uberaba

Decreto de 2 de março de 1820:

Cria uma freguesia no distrito de Uberaba (do tupi "água cristalina"), em Minas Gerais, com a invocação de Santo Antônio e São Sebastião de Uberaba, e manda fundar uma capela curada na mesma Freguesia.

"…Sendo-Me presente o grande desgosto que sofrem os colonos estabelecidos no Sertão da Farinha Podre, por se verem privados de socorro e pasto espiritual, sem que o possa obter com facilidade da Freguesia do Julgado do Desemboque, que dali dista mais de 60 léguas: Hei por bem que se estabeleça uma freguesia no distrito de Uberaba até a confluência do rio Paranaíba e rio Pardo, com a invocação de Santo Antônio e São Sebastião de Uberaba, dividindo-se com a Capela de N. S. do Monte do Carmo, e com a Freguesia do Desemboque, por onde mais conveniente for. E Sou outrossim servido, que nesta nova Freguesia haja também uma capela curada, no lugar que mais convier, para comodidade dos habitantes que novamente se acham por ali estabelecidos. A Mesa da Consciência e Ordens o tenha assim entendido, e faça executar com os despachos necessários. Palácio do Rio de Janeiro em 2 de março de 1820.

Com a rubrica de Sua Majestade"

Nota 1: A dita "confluência do rio Paranaíba e rio Pardo", se refere à antiga divisa entre a Capitania de Goiás com a Capitania do Mato Grosso e a Capitania de São Paulo, a foz do atual Rio Pardo (Mato Grosso do Sul) com o rio Paraná.

Nota 2: a Capela de N. S. do Monte do Carmo é a atual Prata (Minas Gerais).
[editar] Criação da Vila de Uberaba

"Manuel Dias de Toledo, Presidente da Província de Minas Gerais: Faz saber a todos os seus habitantes que a Assembleia Legislativa Provincial decretou e eu sancionei a Lei seguinte:

Artigo 1- Fica elevado à Vila o arraial de Santo Antônio e São Sebastião de Uberaba, compreendendo no seu município a freguesia do mesmo nome e o distrito de Sacramento (Minas Gerais) da Freguesia do Desemboque, servindo de divisa pelo lado desta povoação a Lagoa dos Esteios e a linha do prolongamento da mesma lagoa até o Rio das Velhas ao Rio Grande.

Artigo 2- É suprimido o julgado do Desemboque, e a parte dele não compreendida no Município de Uberaba é incorporada ao de São Domingos do Araxá.

Artigo 3- Os habitantes do novo município são obrigados a construir à sua custa Casa para sessões da Câmara Municipal, Júri, uma cadeia segura conforme o plano que for determinado pelo governo; antes de verificar-se condição não terá lugar a execução desta lei".

Dada no Palácio do Governo,na Imperial cidade de Ouro Preto, aos vinte e dois de fevereiro 1836.


Nota: O Rio das Velhas citado é o atual Rio Araguari.
[editar] Ata da instalação do Município de Uberaba

"Ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil oitocentos e trinta e sete, décimo sexto da Independência e do Império, aos sete dias do mês de janeiro do dito ano, neste Arraial de Santo Antônio e São Sebastião do Uberaba, Comarca do Rio Paracatu do Príncipe, Província de Minas Gerais, em nova Casa, construída pelos Cidadãos do novo Termo, para servir de Paço da Câmara, que vai se instalar, perante os novos vereadores, que hão de formar, eleitos na forma da Lei. E, em presença dos cidadãos que concorreram a este Ato, leu, o Capitão Domingos da Silva e Oliveira, o Ofício da Câmara Municipal da Vila do Araxá, pelo qual o convidava, como cidadão mais votado, a prestar juramento para Presidente da nova Câmara; E declarando que o tinha feito, leu a Certidão do mesmo juramento prestado a 20 de dezembro de mil oitocentos e trinta e seis. Leu a Portaria da Presidência da Província de Minas Gerais, de vinte de julho do dito ano, que ordena a execução da Lei Mineira número 28, que elevou este Arraial à Vila e que lhe marcou seus limites".

Nota: Esta citada casa, construída pelo Capitão Domingos da Silva e Oliveira, para servir de Casa de Câmara e Cadeia de Uberaba, ainda hoje, serve como Gabinete do Prefeito e de Câmara Municipal de Uberaba.
[editar] Política

Ver página anexa: Lista dos prefeitos de Uberaba

O atual prefeito de Uberaba é Anderson Adauto, (filiado ao PMDB), eleito em 2004 com a maior votação da história da cidade, em substituição a Odo Adão (PSDB), vice-prefeito que assumiu o cargo de prefeito com a renúncia de Marcos Montes (DEM) eleito deputado federal. Anderson já completa dois mantados, junto a seu vice, Paulo Mesquita (PR).

O atual presidente da Câmara Municipal de Uberaba, reeleito para o biênio 2009/2010, é Lourival dos Santos (PCdoB).
[editar] Empresas na cidade

Dados da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais apontam equilíbrio nos números de empresas abertas, fechadas e alteradas neste ano, em comparação com 2009. Ao todo, 1.015 empresas foram constituídas no primeiro semestre de 2010, em Uberaba. No mesmo período do ano passado foram 993. Maio foi o mês deste ano com maior número de aberturas: 182. O mesmo mês foi o melhor do ano passado também: 189 novas empresas. O "pior" de 2010 foi junho: 154. Em 2009, janeiro, com 131. Empresas fechadas na cidade neste ano foram 259. Em 2009, 253. Março foi o mês com o maior índice de "portas fechadas" em 2010: 51. No ano passado, janeiro, com 52. No outro lado da balança, apenas 27 empresas fecharam em janeiro deste ano e em fevereiro de 2009. Já as empresas alteradas apresentam grande número nos dois anos: 2.369 em 2009, contra 2.570 em 2010. Maio deste ano foi o mês com maior número de alteradas: 487. No ano passado, março, com 458. No outro lado da balança, 394 alteradas em janeiro de 2010 e 333 em fevereiro de 2009. (RN)

( Fonte: Jornal de Uberaba ).
[editar] Geografia

Distância (km)

* Barretos: 125
* Franca: 125
* Frutal: 130
* Prata: 145
* Araguari:135
* Ribeirão Preto: 160
* Sertãozinho: 142
* Monte Carmelo: 154
* Uberlândia: 102
* Janaúba: 814
* Patrocínio: 185
* São José do Rio Preto: 210
* Passos: 235
* Ituiutaba: 240
* Patos de Minas: 250
* Araraquara: 250
* São Carlos: 265
* Limeira: 330
* Campinas: 375
* Araçatuba: 380
* Goiânia: 435
* Anápolis: 490
* Belo Horizonte: 481
* São Paulo: 487
* Brasília: 530
* Igarapava: 36
* Conceição das Alagoas: 65

* Campo Grande: 795
* Curitiba: 839
* Rio de Janeiro: 830
* Porto Alegre: 1.500
* Salvador: 1.530
* São Luís: 2.507
* Fortaleza: 2.810
* Manaus: 3.508

Clima

* Temperatura média anual 23,0°C (2007)
* Temperatura média - das máximas 30,2°C (2007)
* Temperatura média - das máximas dos meses mais quentes (jan. fev. mar. abr. set. out. nov. dez.) 31,4°C (2007)
* Temperatura média - das mínimas 17,6°C (2007)
* Temperatura Média - das mínimas dos meses mais frios (maio/junho/julho) 13,6°C (2007)
* Temperatura mínima absoluta -2°C
* Umidade relativa - média anual 64% (2007)
* Umidade relativa - meses mais secos (agosto/outubro) – (pico 11% em 28 de setembro de 2004) 57%
* Precipitação pluviométrica (total) 1.750,9 mm (2007)
* Precipitação pluviométrica - mês mais seco (agosto) 0,5 mm (2007)
* Precipitação pluviométrica - mês mais chuvoso (dezembro) 428,8 mm (2007)
* Número de dias de chuva 127 (2007)
* Quantidade máxima de água/dia (ocorrida em 23 de dezembro de 2004) 80,2 mm

Topografia

Faz parte do Planalto Arenítico Basáltico da Bacia do Paraná. O relevo varia de plano ligeiramente ondulado na maioria absoluta de área do município, até fortemente ondulado em pequenas manchas de solos podzólicos. Seu relevo é 60% ondulado e 40% plano.
[editar] Economia
Evolução do PIB Anos PIB
(em reais)
2002 2.997.928.000,00
2003 3.850.349.000,00
2004 4.121.670.000,00
2005 4.155.078.000,00
[editar] Setor primário

Uberaba é conhecida como a capital mundial do gado Zebu, espécie que foi introduzida por criadores da cidade no final do século XIX após a importação das primeiras matrizes da Índia. Uberaba foi famosa, por seus boiadeiros, que faziam de cada boiada chegada do Pantanal à cidade, um acontecimento social.

É um pólo na criação, desenvolvimento genético e comercialização do zebu, tendo sido escolhido como sede de duas das principais centrais de inseminação pecuária do País: a Nova Índia e a ABS Pecplan. A Expozebu continua sendo a maior feira de gado Zebu em todo o mundo e é realizada habitualmente entre os dias 1o e 10 de maio. A cidade também é sede da maior exposição de uma só raça em todo o mundo: A Mega Leite no mês de Julho dedicada ao Gado Leiteiro. A Expogenética realizada em Agosto. A Expoinel, realizada todo mês de setembro e dedicada inteiramente à raça Nelore. A Expobrahman no mês de Outubro dedicada à raça Brahman.
[editar] Setor secundário

A atração de indústrias tem sido tentada pelas últimas administrações, com bons resultados, através da criação de três distritos industriais e estabelecimento de um pólo moveleiro, indústrias do setor de alimentação, calçados e química. Destacando-se entre as várias multinacionais instaladas nestes distritos estão a Black & Decker, Bunge, Fosfertil, Duratex, Atlantica, etc. É uma das 100 cidades do Brasil com melhores polos industriais.

Uberaba oferece posição estratégica no país, situando-se a cerca de 500 km dos principais centros econômicos do Brasil (São-Paulo, Belo Horizonte e Brasília) conta com grandes riquezas naturais como minérios e o Rio Grande. Em breve irá contar com uma das primeiras Zona de processamento para exportação (ZPE) do Brasil e um ramal do gasoduto Brasil-Bolívia que foi oficializado pelo governo do Estado.
[editar] Setor terciário

Atração pela guerra fiscal

Num rumo oposto, ao estado de Minas Gerais, que tem criado uma série de novos impostos e taxas, a cidade de Uberaba mostra grandes atrativos para novos empreendimentos com a isenção de impostos e agilidade na burocracia para sua instalação. A Petrobras anunciou um mega investimento na ordem de R$ 2 bilhões de reais para construção de uma fábrica de Amônia e Ureia em Uberaba. Para consolidação deste projeto, o governo do Estado comprometeu junto a empresa, à construção de um ramal do gasoduto que ligará a cidade de São Carlos SP até Uberaba numa extensão de 235 km. Este projeto é de uma grande envergadura pois serão gerados 8 mil empregos diretos e outros 18 mil indiretos, em consequência outras grandes industrias irão se instalar na cidade. Alguns analistas acreditam, que Uberaba irá dobrar de tamanho (população e economia) em poucos anos.
[editar] Turismo

Uberaba é sede da Academia de Letras do Triângulo Mineiro e nos últimos anos tem recebido um número expressivo e crescente de visitantes e turistas que a procuram com objetivos diversos. Desde o turismo de negócios, graças ao grande crescimento econômico; turismo religioso destacando aqui o museu de Chico Xavier e seu túmulo além de várias igrejas históricas; Há também diversos parques e museus dentre os quais podemos citar o Museu e sítio Paleontológico de Peirópolis, onde são encontrados fósseis de mais de 85 milhões de anos; o Parque ecológico Mata do Ipê e também o Parque Jacarandá (Zoológico de Uberaba).O município integra também, o Circuito Turístico dos Lagos e o Circuito Turístico do Triângulo que têm por missão fomentar o desenvolvimento do turismo sustentável, estabelecer e fortalecer parcerias para a geração de negócios, promover a melhoria da qualidade de vida da comunidade, preservando e potencializando as vocações locais.
[editar] Importações e exportações da EADI
Importações Exportações
2003 117,877,238,26 7,369,533,64
2004 69,087,996,10 10,781,203,16
2005 165,871,000,00 14,8226,330,00
2006 93,444,000,00 13,716,000,00
2007 123,758,000,00 13,695,000,00
[editar] Demografia

Taxa de crescimento de 2,25% ao ano

IDH (indicadores de desenvolvimento humano)

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - IDH, medido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, indica que Uberaba saltou da 9ª para a 4ª colocação em Minas Gerais, num período de 10 anos. Entre os anos de 1991 e 2000, a renda per capita mensal na cidade foi elevada de R$274,75 (duzentos e setenta e quatro reais e setenta e cinco centavos) para R$400,40 (quatrocentos reais e quarenta centavos), analistas mostram que hoje a renda per capita mensal está próxima de R$1.300,00. O PIB per capita em 2009 é de R$ 18.800,00. Sua mortalidade infantil é de 7,06 por mil nascidos e a expectativa de vida da população é de 73,9 anos. A taxa de alfabetização equivale a 95% da população, com dados do Censo 2001.
[editar] Infraestrutura

Água e esgoto

* 99% das residências são abastecidas pela rede pública de água
* 98% das residências são abastecidas pela rede de esgoto

Energia

* 99,97% das casas urbanas são ligadas à rede elétrica da CEMIG
* 98,75% das casas rurais são ligadas à rede elétrica da CEMIG

Mídia

* 1 telefone para cada 2,5 habitantes

[editar] Bens e serviços

Uberaba conta com grandes redes supermercadistas como Walmart supercenter (o primeiro do interior de Minas Gerais), Carrefour, 3 supermercados e um hipermercado Bretas, Superatacado Makro e Atacado Martminas. O Shopping Uberaba detêm mais de cento e sessenta lojas e fast foods como o Hiper Bretas, Lojas Americanas, Colcci, Cacau Show, Polishop Store, Chilli Beans, Bob's, Mcdonald's, Subway, entre outras. No centro da cidade há presença de grandes redes de lojas nacionais de eletrodomésticos e confecções, como: Pernambucanas,drogaria São Paulo, Ricardo Eletro, Eletrosom, Lojas Cem, Magazine Luiza, Casas Bahia, Ponto Frio, e fast-foods como o Habib's e Mc Donald's. Alem disso possui também alguns shoppings como o Shopping Manhattan, Elvira Shopping e o Shopping Center Urbano Salomão e futuramente o Uberaba Shopping .
[editar] Transporte

* 98% das vias da cidade são pavimentadas
* 140.809 unidades é a Frota de Veículos - Outubro 2009
* 1 veículo para cada 1,7 habitantes

Rodovias

* BR-262 (Uberaba/Araxá -Uberaba/Campo Florido)
* BR-464 (Liga Conquista a BR 050)
* BR-050 (Uberaba/Uberlândia/Brasília -Uberaba/São Paulo totalmente duplicada)
* MG-190
* MG-798
* MG-427 (Uberaba/Agua Comprida - Uberaba/Nova Ponte)

[editar] Transporte coletivo

O sistema de transporte coletivo de Uberaba é prestado sob contrato de concessão por quatro empresas: Viação Piracicabana, Coletivos Uberaba, Coletivos Minas Gerais e Líder, operando com 102 linhas urbanas, 8 rurais, 7 intermunicipais, uma vez que Uberaba possui área interligada com 7 municípios que atingem uma distancia de ate 47 km. Assim sendo, várias pessoas desses municípios ao em torno de Uberaba se deslocam até Uberaba para trabalho, compras e diversas outras atividades. Atualmente a frota diária de ônibus na cidade e de mais de 170 carros para atender a demanda. A Cidade possui 15 Terminais de integração distritais ( ou seja nos bairros da cidade ), 2 Terminais Centrais e 1 Estação de Transbordo. E conta também com o Sistema Passe-Fácil que dá direito de 1h00 para realizar integração entre as linhas ( de cores diferentes )sem precisar utilizar os diversos terminais da cidade. Exemplo quem embarca na linha amarela tem direito de 1h de integração utilizando a linha verde, azul, vermelha, branca…Essa integração Passe-Fácil só é válida para quem possui cartão eletrônico de embarque. Para quem paga a passagem em dinheiro deverá utilizar os terminais para ter direito a integração.

Terminais:

Terminal 1 - Bairro Abadia Terminal 2 - Bairro Abadia ( setor Norte ) Terminal 3 - Conj. Cartafina Terminal 4 - Bairro Vallim de Mello Terminal 5 - Cj Volta Grande Terminal 6 - Bairro São Benedito Terminal 7 - Bom Retiro Terminal 8 - Bairro Merces Terminal 9 - Bairro Santa MAria Terminal 10 - Bairro Leblon Terminal 11 - Bairro Olinda Terminal 12 - BAirro Morada do Sol Terminal 13 - Bairro Boa Vista Terminal 14 - Bairro Fabricio Terminal 15 - Bairro Estados Unidos

Terminal Central 1 - Av Leopoldino de Oliveira nº 1016 - região do Pq Mirante. Esse terminal além de receber as linhas urbanas, recebe também todas as linhas coletivas intermunicipais

Terminal Central 2 - Região do Estádio Uberabão - confluência da Leopoldino de Oliveira com a Av Aluisio de Mello. Esse terminal além de receber as linhas urbana, recebe todas as linhas rurais.

Estação de Transbordo "Dr. Otto Bruno - Localizado na Praça dos Correios..Serve de ligação entre os Terminais Centrais 1 e 2 já que ambos ficam em pontos extremos da Av. Leopoldino de Oliveira.
[editar] Transporte aéreo

O Aeroporto de Uberaba - Mario de Almeida Franco foi inaugurado na década de 1930, foi o terceiro aeroporto mais importante do país por anos ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. É um dos mais modernos aeroportos do país e foi ampliado recentemente para a capacidade de 200 mil passageiros/ano. Conta com voos diários para São Paulo (Guarulhos), Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, Araxá, Uberlândia, Ribeirão Preto, Araguaína e Belém.
[editar] Projetos para a cidade

A cidade está se desenvolvendo muito rápido então existem muitos projetos para a cidade como:

* Indústria Petrobras de âmonia e Uréia
* Novo Shopping anexo ao Carrefour
* Hospital Regional
* Boate 3 andares - Já construído
* Zona de Processamento de Exportação (ZPE)
* Qualidade e maiores tecnologias no transporte coletivo.
* Expansão do calçadão
* Repaginar a cidade, mudando seu aspecto visual.

(Fonte de algumas informações: Jornal da Manhã)
[editar] Comunicação

Uberaba conta com vasta quantidade canais de televisão aberta sendo algumas com emissoras na cidade(Band Triângulo, TV Universitária, TV Alterosa e TV Integração) e operadoras de TV por assinatura como NET, Sky, Embratel, OiTV e TV Filme. Os canais abertos são sintonizados:

* SBT (TV Alterosa canal 3)
* Tv Universitária (canal 5) De Uberaba
* Band (Band Triângulo canal 7) De Uberaba
* Rede TV (canal 9)
* Globo (TV Integração canal 11)De Uberaba
* Record (TV Paranaíba canal 13)
* Rede Vida (canal 18)
* TV Canção Nova (canal 20)
* TV Aparecida (canal 22)
* TV Assembleia (canal 43)
* TV Gazeta (canal 52)
* Rede família (canal 54)
* Record News (canal 57) De Uberaba

Em relação à rádios, Uberaba foi uma das pioneiras em minas a iniciar a transmissão de rádio. Há 40 anos conta com a rádio 7 colinas em AM e FM. Recentemente foi reinaugurada a Rede Jovem Pan FM (a maior rede de rádio do país) após mais de uma década sem operação na cidade.

Sintonizamos em AM:

* AM 630 - Rádio JM Difusora (Bandeirantes)
* AM 670 - Rádio Uberaba
* AM 730 - Rádio Sociedade
* AM 1120 - Rádio Sete Colinas (Jovem Pan)

Sintonizamos em FM:

* FM 87,9 Rádio Metropolitana (emissora comunitária - programação católica)
* FM 89,1 Rádio Super Difusora
* FM 93,9 Rádio Zebu
* FM 97,1 Rádio Supersom
* FM 98,1 Rádio Sete Colinas
* FM 102,3 Rádio Jovem FM (emissora comunitária)
* FM 102,7 Rádio Mulher (emissora comunitária)
* FM 103,7 Rádio Jovem Pan
* FM 104,9 Rádio Universitária (emissora educativa)

Entre outras emissoras com transmissão FM.
[editar] Estúdios

Uberaba, conta com 4 estúdios de TV aberta, que é transmitido no triângulo mineiro, centro-oeste Mineiro, Sul de Minas, pontal do triângulo e algumas cidades do estado de Goiás e São Paulo . Entre esses estúdios estão o da Globo (TV Integração), da BAND (Band Triângulo), SBT (TV Alterosa) e TV Universitária . Os dois primeiros, são grandes estúdios onde trabalham os melhores profissionais do estado. O sinal da imagem é em ótima definição.
[editar] Sinal Digital

A Globo local (TV Integração) e montou o sinal digital para a cidade de Uberaba, no dia 8 de Junho, para todos os habitantes poderem ver a copa 2010 em alta definição . A Band também montou o sinal digital na cidade que inaugurou no dia 5 de Junho.
[editar] Rede telefônica

* Oi Uberaba-Matriz regional e 7 Lojas
* Tim- matriz regional e 6 Lojas
* Claro Uberaba- Matriz regional e 5 Lojas
* Vivo- Matriz regional e 7 Lojas
* CTBC Uberaba- 5 Lojas
* Nextel- 1 Loja

[editar] Educação

Uberaba é considerada um polo educacional, contando com universidades e faculdades de renome e qualidade, dotadas de infra-estrutura, contam com centros de pesquisas e extensão, onde estudantes de todo o país a elege para sua formação profissional.As universidades e faculdades de Uberaba são:

* UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro
* UNIUBE - Universidade de Uberaba
* FCETM - Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro
* FAZU - Faculdades Associadas de Uberaba
* CESUBE - Centro de Ensino Superior de Uberaba
* IFTM - Instituto Federal do Triângulo Mineiro
* UNOPAR - Universidade Norte do Paraná
* UNIPAC - Universidade Presidente Antônio Carlos
* FACTHUS - Faculdade Talentos Humanos
* UNITRI - Universidade do Triângulo
* UNIPAR - Universidade Padre Antonio Rocha
* UNIFRAN- Universidade de Franca
* UNINTER - FATEC - FACINTER- Universidade Internacional de Curitiba

Tendo um total de aproximadamente 150 mil alunos matriculados nas instituições de ensino superior pública e privada da cidade.

A rede de ensino médio e fundamental se estende a:
Federal Estadual Municipal Particular
Quantidade 03 39 49 27
Alunos 20648 35710 26142 6832
[editar] Cultura

Uberaba possui vários Teatros, dentre os maiores se destaca o Teatro Municipal Vera Cruz que possui linda arquitetura que remonta meados do século XX. A Biblioteca Municipal Bernardo Guimarães que tem mais cem anos de história e que foi recentemente reformada e construídos anfiteatros e salas de aula. Junto a Biblioteca está a sede da Academia de Letras do Triângulo Mineiro.
[editar] Parques

* Mata do Ipê - Parque com arborização densa e árvores centenárias de madeira de lei, como aroeira, pau-ferro, paineira, jatobá e bálsamo. Possui trilhas de pedra tapiocanga, pontes, bancos, cascatas, minas,lagos. Com gansos e peixes e uma área de lazer de aproximadamente 35.000 m².
* Parque Jacarandá (Zoológico de Uberaba) - Com uma área de 33.000 m² abriga espécies de animais e aves da região do cerrado: lobo guará, jaboti, jaguatiricas, macacos e outros. Completa infra-estrutura de lazer.
* Mata do Carrinho - Mata nativa rica. Possui uma área de 133.000 m², com infra-estrutura de lazer e descanso. É sede do Palácio das Orquídeas, que possui uma vasta variedade de raras orquídeas.
* Memorial Chico Xavier - Ainda em construção o complexo chamado de Memorial Chico Xavier, uma preservação da memória do médium-escritor, proporcionando acesso às obras de Chico Xavier, acervo fotográfico, e também irá criar um espaço arte-cultura para exposição de obras de arte em homenagem ao Medium Uberabense. A construção do Memorial prevê a criação de novos empregos, principalmente para a área turística já que pretende atrair visitantes do Brasil e do mundo. A data prevista para inauguração seria em 2 de abril de 2010, data esta que o Medium completaria 100 anos de idade.
* Parque das Acácias (Piscinão) - Parque com área de 120.000 m² e área verde, com uma infraestrutura para lazer com pista de caminhada, quadras de esporte, parquinho de madeira, pista de skate e quiosques e lanchonetes. O Parque recebe diariamente um número expressivo de visitantes e praticantes de esportes em torno de 20.000 ao mês.
* Univerdecidade (Parque Tecnológico) - Área verde com uma infraestrutura para lazer com pista de caminhada, Centro Olímpico, Pista de Skate, Kartódromo, Pista de Motocross, Pista de Aeromodelismo, Ciclovias e trilhas para a prática de Mountain-Bike.

[editar] Museus

* Museu de Arte Sacra (Igreja Santa Rita)- O acervo é rico em peças barrocas dos séculos XVIII e XIX, destacando-se as seções de vestes sacras, estandartes de procissões tais como paramentos, alfaias, imagens e mobiliário.
* Museu dos dinossauros- Conta com grandes fósseis do período cretáceo além do fóssil do Uberabasuchus terrificus
* Museu do Zebu
* Museu de História Natural "Wilson Estevanovic"
* Museu Chico Xavier- A cidade é visitada durante todo o ano por milhares de seguidores de Chico Xavier, grande líder espírita do Brasil, eleito no ano de 2000 “O Mineiro do Século” e falecido a 30 de junho de 2002.
* MADA - Museu da Arte Decorativa de Uberaba
* Museu Doutor José Maria Reis
* Casa José Maria dos Reis- Um minucioso trabalho de restauração permitiu resgatar os afrescos e pinturas do renomado artista Reis Júnior, que lá morou em sua juventude. Outras obras de sua autoria e também de diversos artistas locais integram o acervo.

[editar] Shopping Centers
[editar] Shopping Center Uberaba

O Shopping Uberaba é o principal centro comercial de Uberaba, localizado na Avenida Santa Beatriz, no Bairro Santa Maria. Possui 165 lojas, totalizando 25000 m² de área bruta locável (ABL), possui faturamento anual na ordem de R$ 150 milhões e fluxo mensal de 600 mil consumidores. Foi premiado pela Abrasce, por sua arquitetura moderna que deixa o ambiente mais agradável, sem muita utilização de luz e ar-condicionado e recebeu em 2010 o selo Empresa Cidadã. Em Outubro de 2008 o Shopping Uberaba iniciou as obras da primeira etapa de sua 3ª expansão, que ao final passará a ter cerca de 36.000m² de ABL e cerca de 53.000m² de área construída, contando com mais 3 Mega-Lojas, 2 Lojas Âncoras e mais 40 novas lojas, totalizando cerca de 250 lojas. Na 1ª etapa da 3ª Expansão, foi inaugurado um estacionamento subterrâneo, disponibilizando mais 250 vagas para carros e outras 400 vagas para motos, totalizando mais de 1.500 vagas de estacionamento. Atualmente estão em andamento as obras da 3ª expansão, prevista para ser inaugurada no fim de 2011, antes do Natal.
[editar] Manhattan Center Shopping

O Manhattan Center Shopping ou Shopping Manhattan, foi até meados de 1999 o principal shopping da cidade. Ele possui 2 pavimentos interligados por escadas e um elevador panorâmico e um 3ºpiso onde funciona seu estacionamento. São 9.755m² de área bruta locável onde funcionam 93 lojas com fluxo mensal de 20 mil consumidores. Hoje, o Shopping Manhattan começa a receber novas lojas de variados segmentos em função da falta de espaço no Shopping Uberaba.
[editar] Novo Shopping

Há um projeto para a construção de um segundo shopping regional em Uberaba. Quando o projeto for efetivado, a construção ficará a cargo do Grupo Orca que detém uma das principais construtoras do Brasil, com sede em Goiânia. O Shopping contará com 300 lojas de porte nacional e será anexo ao Carrefour. A construção ocupará todo o estacionamento do Carrefour, assim como a área ao lado do hipermercado na avenida Pedro Salomão. Terá estacionamento no Subsolo, 3 pavimentos, boliche, cinema, academia e praça de alimentação; contando com uma moderníssima estrutura de elevadores panorâmicos e escadas rolantes. São potenciais investidores o Grupo Orca e o Instituto gestor do Fundo de Pensão da Caixa Econômica Federal (FUNCEF). Na totalidade estão projetados investimentos com cerca de R$50 milhões na primeira etapa do shopping. O projeto prevê a construção de um hotel na localidade.
[editar] Outros Shoppings

Além do Shopping Uberaba e Manhattan; Uberaba conta, na área central, com o Shopping José Generoso Lenza, o Shopping Center Urbano Salomão e o Elvira Shopping, que ainda prestam diversos serviços e têm variadas opções em roupas, calçados, acessórios e alimentação para a população uberabense.
[editar] Complexo Manhattan

O Complexo Manhattan é uma torre de 28 pavimentos, e 110 metros. O edifício é o 123º maior do Brasil de acordo com a lista dos edifícios mais altos do Brasil, sendo o maior de Minas Gerais. O Complexo Manhattan está localizado em frente à Praça Frei Eugênio, no centro de Uberaba. O edifício funciona com duas finalidades distintas. A torre que se encontra na praça Frei Eugênio é um hotel de alto padrão e luxo, com um restaurante no último andar, tendo vista para toda Uberaba e a parte inferior é formada pelo Shopping Manhattan que se encontra na rua Tristão de Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário