Bocaiúva é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2006 era de 45.349 habitantes.
Localiza-se próximo a Montes Claros, no Norte de Minas. Está na bacia hidrográfica do Rio Jequitinhonha.Existem duas versões a respeito da origem do nome "Bocaiúva", não se sabe se tem origem da palmeira Macaúba ou do abolicionista e jornalista Quintino Bocaiúva. Segundo a história, tudo começou com a imagem do Senhor do Bonfim, por volta do ano 1700. Dizem que aqui ela ficou pesada e até hoje se encontra para veneração do povo.
O primeiro nome oficial desta terra foi Curato de Macaúbas, depois Arraial do Senhor do Bonfim, depois, Freguesia do Senhor do Bonfim, Vila do Jequitaí, Vila Nova do Jequitaí. Em 14 de julho de 1888, o município passa a denominação de Bocaiúva, com o Coronel Manoel Freire Figueiredo Fonseca.
* Fundação: 4 de outubro de 1890 (120 anos)
[editar] Geografia
Hoje, Bocaiúva tem 45.349 habitantes, em uma área de 232.660 km², possui a melhor infra-estrutura sanitária do Norte de Minas, asfaltamento em mais de 80% das ruas e tem a segunda melhor arrecadação norte-mineira.
[editar] Hidrografia
* Rio Jequitinhonha
* Rio São Francisco
Para chegar a cidade, partindo de Belo Horizonte pela Rodovia 135, no quilômetro 375, encontrarás Bocaiúva, percorrendo uma distância de 380km. Em fevereiro realiza-se o carnaval de bocaiuva,um dos mais famosos do norte de MInas. Em junho, realiza-se a Festa do Sagrado Coração de Jesus a segunda maior da cidade e também a festa do milho. em julho, realiza-se a tradicional Festa do [Senhor do Bonfim][1], evento famoso e conhecido em todo o estado.
[editar] Filhos ilustres
* Herbert de Souza, (Betinho), sociólogo
* José Maria Alkmin, político
* Patrus Ananias, político
* Dina Mangabeira, poetisa
* Sebastião Nunes, poeta e escritor
* Leo Cunha, escritor
Nenhum comentário:
Postar um comentário