ENCICLOPÉDIA MINEIRA: Prof. Marcos Tadeu Cardoso

Um projeto do Prof. Marcos Tadeu Cardoso, um livro publicado narrando a história das principais cidades Mineiras.
Entre em contato com o prof. Marcos T. C. pelo e-mail,
marcostcj@yahoo.com.br ou mar.cj@hotmail.com Acesse seu website oficial, http://marcostadeucardoso.blogspot.com


Siga-me no twitter: Marcos_Tadeu_C

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Fisiognomonia: o rosto não mente

Olhar para o rosto de uma pessoa é a mais óbvia maneira de perceber o que ela sente no momento. Mas o rosto pode falar bem mais que isso: transforma-se em um mapa da psiquê, apontando traços profundos da personalidade.

Ao menos é o que creem os estudiosos da fisiognomonia – espécie de oráculo que interpreta os formatos do rosto e relaciona formas e proporções com atributos do caráter.

A arte de ler rostos é o gancho da série Lie to Me, apresentada pelo canal de TV paga Fox. Na ficção, Cal Lightman (Tim Roth) é um agente policial especializado em detectar mentiras de investigados a partir das mais sutis expressões que fazem durante interrogatórios. A técnica é capaz de levá-lo a solucionar crimes excessivamente problemáticos. A alta audiência comprova o interesse do público sobre o assunto, e rendeu à Fox o contrato para uma próxima temporada.

A pesquisadora Valquíria Martinez, formada em naturopatia na Espanha, garante que não há exagero: o rosto é suficiente para que descubramos intenções e até mesmo fatos marcantes da vida. Em Os Mistérios do Rosto (Ed. Madras, 168 páginas, R$ 26,90), ela traça panoramas entre diversas técnicas de leituras e elabora um guia. A primeira preocupação ao tratar do assunto é que a fisiognomonia não pode ser vista como uma forma de eugenia.

– Não é uma rotulação. Até porque uma boa leitura depende da análise de mais de 60 traços – explica.

Segundo a pesquisadora, a interpretação da fisionomia é um hábito inato, a primeira das artes adivinhatórias.

– Desde o berço, o bebê busca entender o que os adultos que lhe cercam esperam –exemplifica.

Teria sido praticada inclusive pelo filósofo grego Hipócrates para reconhecer o potencial de discípulos. Hoje, é tida principalmente como um instrumento de autoconhecimento.

Na prática, a leitura é feita a partir da associação entre formas geométricas dos elementos da face e características de personalidade. Por exemplo: maçãs do rosto e maxilares salientes denunciam pessoas ciumentas, assim como olhos e queixos mais arrendondados apontam para alguém maternal, dócil. Valquíria explica que as transformações no rosto com o avançar da idade são reflexo da vida experimentada. Dessa forma, os traços hereditários perdem importância diante das linhas de expressão e outros sinais adquiridos.

– Mesmo gêmeos idênticos imprimem marcas que os diferenciam, na medida em que tenham personalidades distintas – diz.

E o que dizer das plásticas? É o grande terror do fisiognomonista. Além de apagar a história impressa no rosto, as mudanças nos traços naturais podem interferir na personalidade.

– Mudar a imagem do rosto é alterar predisposições e posturas. Por isso, muitos ficam insatisfeitos e buscam repetir a plástica numa tentativa de melhorar – acredita.

Marcos Tadeu Cardoso
Historiador, professor, escritor e palestrante.
http://marcostadeucardoso.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário