ENCICLOPÉDIA MINEIRA: Prof. Marcos Tadeu Cardoso

Um projeto do Prof. Marcos Tadeu Cardoso, um livro publicado narrando a história das principais cidades Mineiras.
Entre em contato com o prof. Marcos T. C. pelo e-mail,
marcostcj@yahoo.com.br ou mar.cj@hotmail.com Acesse seu website oficial, http://marcostadeucardoso.blogspot.com


Siga-me no twitter: Marcos_Tadeu_C

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Quirognomonia

quirognomonia sf (quiro+gnômon+ia)
Pretensa arte de conhecer as pessoas pelo exame das mãos; leitura das mãos.
A História da Quirologia

"O homem pensa com as Mãos." Anaxágoras (500-426 a . C.)
Desde 4000 a. C. A quiromancia era praticada pelos povos do Egito, Babilônia e Caldéia (terra dos Reis Magos). Nos tratados da Grécia antiga, podemos encontrar inúmeras citações sobre esta prática , que se tornou conhecida com a invasão dos templos da Índia. A literatura é imprecisa para identificar a origem exata, mas reconhece-se o uso da arte utilizando os pés também para avaliação e previsões. Foi através deste método que os profetas da época identificaram o Buda, em 563 a . C.
Quem levou a prática para o oriente médio e ocidente foi Alexandre Magno, que segundo os historiadores, não saía para combate sem os conselhos de um quiromante de confiança. Por esse motivo, Aristóteles, seu tutor e amigo, o presenteou com um antigo tratado árabe sobre o assunto. Ele próprio, registra no seu livro de História Animalium " ...
linhas compridas encontram-se nas mãos dos que viverão muitos anos e as curtas indicam uma vida breve".

Cientistas, Pesquisadores, Artistas e Quirologia.

Não foram somente as grandes personalidades da história antiga que se utilizaram da Quiromancia. Isaac Newton, Alexis Carrel (prêmio Nobel da Medicina em 1913) e Adrien Adolphe Desbarrolles (a capa do livro é uma reprodução de uma das obras do artista) são alguns dos muitos que estudaram, escreveram e utilizaram essa arte de ler os traços das mãos.
Até mesmo estudos científicos em diversos países europeus, entre outros, baseados em teorias de Sigmund Freud, tem demonstrado padrões nas características da mão humana com a personalidade, características, problemas e desordens psicológicas.
A Quirologia hoje, está perdendo qualquer pré-conceito esotérico, sendo estudada pelas diversas áreas da ciência moderna, em destaque a psicologia e a psiquiatria, e, esses estudos, ganhando termos clínicos, como Psicodiagnóstico Quirológico, usado para identificar desordens de síndromes e personalidades escondidas.
Marcos Tadeu Cardoso
Historiador, professor, escritor e palestrante.
http://marcostadeucardoso.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário