ENCICLOPÉDIA MINEIRA: Prof. Marcos Tadeu Cardoso

Um projeto do Prof. Marcos Tadeu Cardoso, um livro publicado narrando a história das principais cidades Mineiras.
Entre em contato com o prof. Marcos T. C. pelo e-mail,
marcostcj@yahoo.com.br ou mar.cj@hotmail.com Acesse seu website oficial, http://marcostadeucardoso.blogspot.com


Siga-me no twitter: Marcos_Tadeu_C

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O QUE É MONTES CLAROS? ONDE FICA MONTES CLAROS?

Montes Claros é um município brasileiro localizado no Norte do estado de Minas Gerais. É o principal centro urbano do Norte de Minas, e por esse motivo apresenta características de uma capital regional. Seu raio de influência abrange todo o norte de Minas Gerais e parte do sul da Bahia.A fundação do povoado que viria a ser Montes Claros deu-se, pela versão mais aceita, em 1707, quando Antônio Gonçalves Figueira obteve Alvará de Sesmaria, onde foi implantada a Fazenda Montes Claros.

Quanto ao município de Montes Claros, este foi criado em 13 de outubro de 1831 e implantado em 16 de outubro de 1832 (emancipando-se/desmembrando-se do Serro), quando tomou posse sua primeira Câmara Municipal, obtendo assim sua emancipação político-administrativa.

O primeiro presidente da Câmara Municipal foi o Cel. José Pinheiro Neves, assumindo assim as funções de administrador do município (Agente Executivo), cargo equivalente ao de "prefeito" atualmente. Cerimônia que foi marcada por grande festa aos arredores da Câmara Municipal e logo mais festa na Casa do Cel. Pinheiro Neves, no Largo da Matriz (atual Praça Dr. João Alves, também conhecida como Praça da Matriz), residência que abriga o Palácio Episcopal, mantendo quase na totalidade suas características originais.

Em 3 de julho de 1857 o município mudou de nome, de "Montes Claros de Formigas" para "Montes Claros", pois havia outro município denominado Formigas na Província (Estado) de Minas Gerais. Durante a eleição para presidente da república em 1930, aconteceu na cidade o célebre atentado de Montes Claros, quando houve dezenas de mortes e feridos.
[editar] Geografia

Possui o segundo entroncamento rodoviário nacional, com aproximadamente 450 mil habitantes e destacado polo de desenvolvimento da região Norte de Minas Gerais, onde vivem quase dois milhões de habitantes.

A cidade é cortada por vários córregos e rios, sendo os principais o Rio Verde Grande e o Rio Vieira. A área urbana é cortada pelo Rio Vieira, afluente do Rio Verde Grande, cuja bacia integra a Bacia do Rio São Francisco. É no rio Vieira que o esgoto da cidade é lançado, apesar de uma estação de tratamento de esgoto estar sendo construída, dando origem ao problema da eutrofização. De acordo com AZEVEDO (2001), 530 litros de esgoto são lançados no Vieira por segundo.
[editar] Economia

Ver artigo principal: Shopping centers no Brasil
Ver página anexa: Maiores shopping centers de Minas Gerais

A cidade de Montes Claros é um pólo industrial, contando com a presença de empresas como Alprino, Cibratex, Transnorte, Café Letícia, Coteminas, Nestlé, Vallée, Novo Nordisk, Petrobrás Biocombustíveis, Lafarge, dentre outras.

O município possui grande vocação agropecuária, sendo conhecido pela excelência da sua carne-de-sol..

Conta com três shoppings: Shopping Ibituruna Center, Montes Claros Shopping e Shopping Popular Mário Ribeiro.

Conta também com duas empresas de cinema: Moviecom Cinemas e Ibicinemas.
[editar] Infra-estrutura
[editar] Transporte

O Aeroporto de Montes Claros (Aeroporto Mário Ribeiro) localiza-se a 6 km do centro da cidade e é considerado o principal aeroporto de ligação do norte de Minas com as principais cidades do leste/sul do Brasil, a TRIP opera no aeroporto com voos para Belo Horizonte, Araxá, Campinas, Cuiabá, Curitiba, Goiânia, Governador Valadares, Ilhéus, Ipatinga, Juiz de Fora, Patos de Minas, Porto Seguro, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São João del-Rei, São José dos Campos, Uberaba, Uberlândia, Vitória e Vitória da Conquista e a Gol Linhas Aéreas S/A com voos para Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário