ENCICLOPÉDIA MINEIRA: Prof. Marcos Tadeu Cardoso

Um projeto do Prof. Marcos Tadeu Cardoso, um livro publicado narrando a história das principais cidades Mineiras.
Entre em contato com o prof. Marcos T. C. pelo e-mail,
marcostcj@yahoo.com.br ou mar.cj@hotmail.com Acesse seu website oficial, http://marcostadeucardoso.blogspot.com


Siga-me no twitter: Marcos_Tadeu_C

terça-feira, 2 de novembro de 2010

O QUE É SER LÍDER?

O QUE É SER LÍDER?

Um pergunta pequena, mas com muitas respostas.
Mas somos sabedores que ser líder é ser um facilitador, ajudar, cooperar para o bem de um todo. Estar disposto a enfrentar desafios, ser a parte que estará mais em evidência à execução de tarefas.
Mas muitos confundem ainda, que líder é mandar, fazer acontecer através da execuçao à pratica dos integrantes da equipe. Ou seja, a antiga idéia do chefe, da gestão antiga, o velho ditado "manda quem pode e obedece quem tem juízo".
Por dois motivos que tais "profissionais" agem dessa forma. Primeiro, pelo fato de não acompanharem novos conceitos ou se reterem a mudanças. Segundo, são pessoas que tem todo o conhecimento e ferramentas de novos conceitos, mas não aplicam. Pelo simples motivo de se acharem que são bons demais para se envolverem em atividades onde terão que colocarem a mão na massa. Não conseguem aceitar o fato que, gerentes e todo o tipo de liderança devem estarem presentes nas execuções da tarefas empresarias. Nao digo fazendo o trabalho em si, mas sim um acompanhamento mais íntimo.
Quem conhece o sucesso sabe que ele não acontece por acaso, que o acaso não existe, e sim realizações de um trabalho que dão os seus frutos.
Acredito que ser líder, além de ser um facilitador, é ter as repostas certas para as horas certas, ou então, caso não as tenham, saber onde ir para obtê-las. E para isso é necessário saber sobre tudo quanto pode de tudo que acontece, não depender somente de relatórios ou informações de outro meios. Com certeza também, a equipe fica mais motivada, mais confiante e segura, quando um verdaderio líder estar em seu meio. Onde os problemas não necessitam passar por um hierarquia para serem resolvidos, tendo-os, uma solução mais eficaz em relação ao tempo e sobre o que há de fazer.
Gostaria de ilustrar com um grande exemplo de liderança, um personagem bíblico, Neemias.
Neemias trabalhava para um dos grandes reis de sua época, o rei Atarxerxes. Neemias era um judeus, e sua cidade estava totalmente destruída. O conceito é, Neemias tinha toda autoridade e benefícios do rei, onde esse, era temidos por muitos. E muitos tinham olhos em Jerusalém. Neemias como líder para tal reconstrução e como todas as ferramentas para fazer qualquer coisa, não deixou de colocar a mão na massa, juntos aos seus subordinados. E mais, não desanimou pelo o estado da cidade, pelas palavras de desânimo dos quais tinham interesse na cidade, foi uma águia ao receber convites de grandes festas para si, sendo essas armadilhas para acabar com seus planos, e por fim, acima de tudo, foi humildade. Quando chegou a cidade de Jerusalém, chegou em silêncio, durante três dias e três noites estudou por si a situação do lugar, após, já começou a reconstrução com o desejo apenas de ver sua cidade melhor.


Marcos Tadeu Cardoso
Historiador, professor, escritor e palestrante.
http://marcostadeucardoso.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário