ENCICLOPÉDIA MINEIRA: Prof. Marcos Tadeu Cardoso

Um projeto do Prof. Marcos Tadeu Cardoso, um livro publicado narrando a história das principais cidades Mineiras.
Entre em contato com o prof. Marcos T. C. pelo e-mail,
marcostcj@yahoo.com.br ou mar.cj@hotmail.com Acesse seu website oficial, http://marcostadeucardoso.blogspot.com


Siga-me no twitter: Marcos_Tadeu_C

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O que é “Gestão”?

Bom, ontem nessa série “O que é” eu falei de Marketing, hoje vamos tentar entender o significado do termo “Gestão”.

Esse é mais um daqueles termos que convivemos, aprendemos a entender, mas vamos defini-lo um pouco melhor?

Gestão é sinônimo de Administração, então quando estamos falando de “Gestão de Empresas” seria o mesmo que dizer Administração de Negócios, o mesmo se refere a Gestão de Marcas = Administração de Marcas e outros empregos da palavra Gestão.

A Wikipédia nem tem o termo Gestão, que quando você clica nele para saber mais, é direcionado para a página de Administração.

Gerir, assim como administrar, tem a ver com todo o controle e ações propostas envolvendo um conjunto que pode envolver pessoas, empresa, produtos, serviços, clientes. Gerir é conseguir controlar com eficiência, ou busca-se isso.

O termo começou a ter muitas derivações, algumas totalmente dentro do conceito de administração, outras que são neologismos, ou seja, criação de novos termos a partir de outros já existentes. Alguns são até mesmo curiosos, como:

Gestão em Marketing = do princípio de ser um sinônimo, seria como dizer Administração em Marketing. Só que, como já vimos ontem, o próprio marketing, em si, já é uma área administrativa e de planejamento e controle, então como você administra o planejamento, ou controla o controle? Ok, é uma “tradução” grosseira, mas é mais ou menos isso que se está dizendo, ou seja, é redundante e desnecessário.

Na verdade o Gestão surgiu ai como um sinônimo para o Tecnólogo em Marketing, já que os cursos de gestão (tecnólogos) geralmente são os de dois anos. De certa forma eu acho um termo mal empregado, já que para “diferenciar” este curso tecnólogo do curso de graduação, que recebe apenas o nome de Marketing, se utiliza um neologismo redundante. Vale constar: no curso de graduação se recebe a titulação de “graduado” e no de gestão recebe-se o título de “tecnólogo”.

Se fosse focado em apenas um ou mais pontos do Marketing, como é a proposta dos cursos tecnólogos de 2 anos (de ter foco em um especialização e não no conjunto que se tem na graduação), então poderíamos ter um Gestão de Ferramentas do Marketing, Gestão em Preços, Gestão em Propaganda, ou algo assim, que não seria redundância.

Incluído depois: o intuito desse tópico foi apenas tentar explicar o que é um curso de Gestão, no geral, pois muita gente fica em dúvida se é um curso superior, técnico ou o que. Não foi meu intuito explicar o que ensina cada curso de gestão, já que isso se tem que procurar na grade do curso oferecido, vendo qual o objetivo do mesmo, disciplinas que serão cursadas, etc. Também não tenho como dar minha opinião a respeito de cada curso de Gestão existente, simplesmente porque não tenho nem como conhecer, já que são milhares de instituições no Brasil, sendo que cada uma pode oferecer várias opções.

Marcos Tadeu Cardoso
Historiador, professor e palestrante
http://marcostadeucardoso.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário