ENCICLOPÉDIA MINEIRA: Prof. Marcos Tadeu Cardoso

Um projeto do Prof. Marcos Tadeu Cardoso, um livro publicado narrando a história das principais cidades Mineiras.
Entre em contato com o prof. Marcos T. C. pelo e-mail,
marcostcj@yahoo.com.br ou mar.cj@hotmail.com Acesse seu website oficial, http://marcostadeucardoso.blogspot.com


Siga-me no twitter: Marcos_Tadeu_C

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Tudo sobre Endomarketing, marketing interno.

Uma visão do Endomarketing
A cada dia os processos de comunicação estão mais ágeis. "A tecnologia parece haver expandido os limites do marketing e multiplicado sua influência sobre as estratégias de negócios."
Segundo Philip kotler, o marketing interno deve anteceder o marketing externo.

Então, é necessário desenvolver uma visão estratégica de endomarketing.
"O endomarketing deve ser elevado ao status de importância a qual já goza o marketing no planejamento corporativo."
É tarefa da empresa eleger prioridades para o endomarketing perante seus públicos internos,buscando sua concretização.
É necessário também, desenvolver especializações em endomarketing que contribua para segmentação da estratégia de gestão de pessoas. Um exemplo seria o CRM (Customer Relationship Management), que é uma realidade no mundo dos negócios, por causa do marketing de relacionamento e marketing um-a-um.

O endomarketing deve ir na linha da multi-especialização, incorporando as tendências do marketing aplicado a clientes e mercados, ajustadas aos colaboradores e parceiros das empresas. Isso trará só benefícios.

Bom, isso é uma ponta do que deve ser desenvolvido, de como o endomarketing pode contribuir para uma revolução interna, pensando sempre no relacionamento com o cliente.
Postado por Grazielle às 06:42 0 comentários
sexta-feira, 19 de junho de 2009
Endomarketing e Ética Empresarial
Bom, gostei bastante de um tema tratado sobre responsabilidade social e endomarketing. Segue o seguine comentário:

Hoje praticamente todas as empresas adotam o discurso de responsabilidade social.
Isso porque não se fala em outra coisa a não ser da preservação dos interesses da sociedade, direitos das gerações futuras.

"Voltando nossas lentes de aumento para as ações empreendidas pelas grandes corporações, e levando-se em conta que a Responsabilidade é a obrigação que uma organização tem de agir de maneira que sirva tanto os interesses próprios como os interesses da sociedade, há que se questionar os métodos escolhidos pelas empresas para demonstrar seu engajamento.
O endomarketing tem sido largamente utilizado na sensibilização de empregados para atividades de voluntariado e participação ativa em movimentos sociais. Isso tem reforçado a impressão de que a busca do enquadramento no rol de empresas socialmente responsáveis significa exclusivamente atuar nas conseqüências dos traumas expostos.
Sob essa ótica, as estratégias de endomarketing, visando a mobilização do pessoal para a consciência em torno do tema Responsabilidade Social, terminam por ocultar a omissão das empresas em relação ao ataque dos problemas sociais em suas causas reais. Com o tempo, sucumbirão à falta de credibilidade e a resultados que resgatam a dignidade das pessoas mas pouco contribuem para sua inclusão.", diz Luís Carlos Carvalho da Silva.

Nas empresas, o conceito de Responsabilidade Social deve ser revisto, pois é preciso desenvolver ações que tenham benefícios sociais, como o combate da desigualdade.
" O assistencialismo praticado em larga escala nos dias de hoje tem que dar lugar a ações realizadas no âmbito da natureza dos negócios de cada organização, ações essas que contribuam para uma melhor distribuição da renda interna, para a educação continuada e a revisão dos paradigmas sociais de comportamento."

Isso parte de um novo alinhamento de endomarketing nas empresas, para que se desenvolva estratégias que mobilizem os empregados, para que a empresa ganhe, o cliente ganhe e a sociedade ganhe.

"Isto para vermos cumprida a missão de ser útil à sociedade dentro do que realmente definimos como a alma do nosso negócio."
Postado por Grazielle às 08:12 0 comentários
terça-feira, 9 de junho de 2009
As 25 Leis do Endomarketing
O endomarketing possui premissas constantes e imutáveis que o fundamentam, independente do tamanho, perfil ou área de atuação que uma organização possa ter. As 25 Leis do Endomarketing, de forma direta e clara, apresentam e consolidam conceitos, e facilitam a compreensão sobre este tema cada vez mais presente em nossas empresas.

1. Lei do Diferencial Humano: As pessoas são a base de tudo. Não importa qual o valor que pretende agregar ao seu negócio, sempre serão as pessoas que o farão tornar-se realidade perante o seu cliente, quer seja de forma direta ou indireta.
2. Lei da Tomada de Decisão: As pessoas são contratadas para tomarem decisões em seu cotidiano de trabalho, que influenciam no negócio como um todo, da mais simples função operacional até o mais alto executivo.
3. Lei do Sentido: As pessoas precisam compreender o sentido daquilo que estão envolvidas para poderem dar mais de si. Sem perceberem a razão (o lado pragmático) e a emoção (o lado subjetivo) do que estão fazendo, jamais poderão dar tudo de si.
4. Lei do Reflexo: Simples assim: a qualidade da relação da empresa com o seu mercado é um reflexo direto do relacionamento que ela tem com os seus colaboradores.
5. Lei do Desempenho Esperado: Quanto menos a empresa oferece em troca do trabalho, maior será a diferença entre o desempenho que ela espera e o desempenho que efetivamente recebe do colaborador, pois a percepção deste, quanto aquilo que provém da empresa tende, na média (coletiva) e no longo prazo, a se configurar em injustiça quanto à sua recompensa.
6. Lei da Motivação: A motivação não pode ser espontaneamente gerada ou atribuída somente à realização no trabalho. Ela é um bem exclusivo do indivíduo e que não está de maneira alguma sob o controle da empresa, podendo apenas ser estimulada por uma série de fatores que irão aumentar a percepção do colaborador acerca do que o motiva no trabalho.
7. Lei do Composto de Endomarketing: Endomarketing não é o mesmo que Comunicação Interna. É um processo gerencial, cíclico e continuado, formado por um composto de 4 variáveis: a Empresa (o que entregamos aos colaboradores), o Ambiente (tangível e intangível), o Trabalho (a moeda de troca do colaborador), e, por fim, a Comunicação.
8. Lei da Escada Limpa: Em uma organização o Endomarketing sempre deve começar de cima para baixo: se o corpo diretivo não comprar a idéia, nada irá mudar. Tente limpar uma escada começando pelo degrau mais abaixo e perceberá que nunca sairá do mesmo lugar.
9. Lei do Fluxo de Benefícios: A percepção da empresa ante o seu colaborador é o fruto do conjunto dos fatores entregues em troca de seu trabalho, e que é dado por um fluxo de benefícios específico, que resultará num valor percebido da organização.
10. Lei do Ambiente: Todas as trocas entre colaborador e empresa ocorrem dentro de um ambiente, formado por uma parte tangível (o físico da empresa) e outra intangível (cultura e clima organizacional).
11. Lei do Trabalho: Quanto maior for o valor percebido pelo colaborador em relação ao Fluxo de Benefícios da empresa, maior será o seu desempenho em troca. O trabalho é o valor “pago” pelo indivíduo por aquilo que recebe da empresa, e cabe a esta saber claramente o que espera das pessoas a partir daquilo que oferece.
12. Lei da Constante da Comunicação: Mesmo que a empresa não possua formalmente um processo de comunicação interna, ela sempre irá existir e ser praticada pelos seus colaboradores por meio de canais informais.
13. Lei da Gestão do Endomarketing: O endomarketing é um processo gerencial, cíclico, contínuo, e baseado em ferramentas multidisciplinares de ativação, com o intuito de promover a motivação das pessoas com o seu trabalho e garantir o seu compromisso com os objetivos estratégicos, contribuindo assim à obtenção de melhores resultados a partir de desempenhos superiores.
14. Lei do Discurso Contraditório: A variação de desempenho de um colaborador é o resultado direto da diferença entre o volume de comunicação que orienta a sua tomada de decisão, normalmente gerada pela empresa, e o volume de comunicação contraditória, que na maioria das vezes é ocasionada pela sua chefia direta.
15. Lei dos Pontos de Pressão: Numa organização sempre existem duas concentrações de público interno que funcionam como grandes pontos de pressão positiva e negativa, diametralmente opostos, e que agem sobre a massa de pessoas em geral.
16. Lei dos Cenários de Representação: As pessoas tendem a resumir a empresa e o seu universo de existência e relações com base apenas nos cenários onde atuam.
17. Lei das Fases de Implantação: Todo processo de endomarketing deve respeitar quatro fases distintas de implantação: a assimilação dos conceitos (Despertar), a saída das zonas de conforto (Envolver), a partida para a ação (Construir),e a busca de metas elevadas (Superar).
18. Lei do Discurso Único: Toda empresa deve ter apenas um discurso a ser comunicado aos seus colaboradores, forte o bastante para se manter vivo ao longo do tempo e com volume de conteúdo capaz de permitir desdobramentos e co-relações.
19. Lei da Capacidade dos Canais Internos: O número de canais existentes e de diferentes formatos em uma empresa não está diretamente relacionado a qualidade da comunicação interna da organização.
20. Lei dos Tipos de Conteúdos Editoriais: O conteúdo presente em um canal interno de comunicação sempre deverá possuir pelo menos um dos quatro tipos de linha editorial interna (Estratégica, Informativa, de Serviço, Humana), ou ainda a combinação entre elas de forma a se complementarem.
21. Lei da Estética e do Discurso: A estética e o discurso devem estar alinhados para o público interno ao qual se destinam, e não para a instituição e a forma como esta e seus produtos se reportam externamente. A exceção a esta Lei está nas áreas comerciais que tendem a reproduzir os padrões e estilos dos clientes com os quais se relacionam.
22. Lei do Referencial Externo: As pessoas trazem de fora da empresa os seus referenciais de boa comunicação e se baseiam em suas experiências com as mídias externas para se relacionarem com os canais internos da organização.
23. Lei da Segmentação Interna: Uma única estratégia de endomarketing e comunicação interna não é capaz de atingir plenamente a todas as pessoas de uma organização. Cada empresa possui um número próprio de segmentos de público que devem receber a mensagem através de estratégias específicas de ativação, quer na sua forma, estética ou discurso.
24. Lei do Retorno: O aumento do desejo dos colaboradores em possuir meios de dar retorno a empresa é diretamente proporcional ao volume de comunicação interna praticada pela organização.
25. Lei da Oralidade: As pessoas preferem à comunicação oral e esperam isso de seus líderes diretos. A evolução eficiente de um programa de endomarketing está na diminuição gradual de material impresso ou que utilize de outros meios de comunicação que não sejam a oralidade.

Agora é só por em prática!
Postado por Grazielle às 05:29 6 comentários
quarta-feira, 3 de junho de 2009
Endomarketing na Hotelaria
Bom..
achei bem interessante um trabalho de conclusão de curso de um aluno da Faculdade Integrado de Campo Mourão, que fala sobre o endomarketing de um hotel.

E ele começa dizendo que quando se trabalha com serviços é muito válido o endomarketing por ser um trabalho que tem um contato direto com os consumidores, e sendo assim os funcionários de linha de frente têm de estar motivados para prestar um serviço se qualidade.

E a hotelaria não fica de fora. Também trabalha com serviços e para ter um uma imagem positiva precisa de ter alguns fatores como: uma boa infra-estrutura das instalações, deve procurar atender as necessidades do cliente, uma higiene nos serviços prestados, a
segurança e a qualidade no atendimento, entre outros.
E não podemos esquecer que quem irá manter tudo isso em ordem são as pessoas, os funcionários que trabalham naquele local. Ou seja, eles que vão manter um ambiente limpo, atender o cliente de forma satisfatória e prestar os serviços de qualidade.

No trabalho de conclusão de curso, o aluno traz algumas propostas de endomarketing para o hotel.
Tais como:
Programa de qualificação de funcionários: funcionários estejam preparados para atender com qualidade os hóspedes;
Programa de metas e objetivos: estimular o comprometimento dos funcionários, traçando metas a serem cumpridas e oferecer recompensas para os resultados obtidos;
Programa de melhoria na comunicação entre funcionáriso e empresa: funcionários ter como colocar suas sugestões, reclamações e elogios para a empresa e recursos onde os funcionários possa ser mais bem informado dos serviços a serem prestados e da estrutura;
Plano de carreira: estimular funcionários a se qualificarem e comportarem de acordo com as normas da empresa, para serem promovidos.

Bom, um exemplo claro de um ramo do negócio e de algumas sugestões de como aplicar o endomarketing a ele.
Por hoje é só.
Postado por Grazielle às 06:48 0 comentários
terça-feira, 26 de maio de 2009
Marketing não sobrevive sem Endomarketing.
Nas últimas 24 horas, você se lembra de ter sido atendido como gostaria? Você se sentiu SATISFEITO no supermercado, na farmácia, no restaurante ou tentando esclarecer uma dúvida pelo telefone com o seu banco? Ao fazer uma queixa com o telefonista do seu cartão de crédito, ou até mesmo na tentativa de marcar uma hora com a secretária do seu
dentista, você recebeu a atenção esperada?

Bom, como os profissionais de marketing podem criar estratégias e elas realmente serem cumpridas?

Nenhuma estratégia de marketing pode ser satisfatória, se as pessoas da empresa não estão preparadas, ou seja, não criam o comprometimento entre elas para poder satisfazer as reais necessidades do cliente.
Para ter uma estratégia eficiente de endomarketing, primeiro precisa mostrar aos funcionários quem são os clientes, de que forma eles gostariam de ser atendidos, como eles se comportam.
"Deve capacitar as pessoas individualmente e em grupo, para que possa então ter uma política interna e consolidada de endomarketing."
Dessa forma, as estratégias de marketing podem ser duradouras. Por isso, para que as ações de marketing sobrevivam, é fundamental elaborar uma estratégia de endomarketing.

Uma estratégia de endomarkenting deve começar por:

Capacitar as pessoas da empresa;
Realizar pesquisas para conhecer melhor os clientes internos;
Reconhecer nos clientes seres humanos com valores reais, que poderão ser agregados ou desenvolvidos pela empresa;
Transformar os funcionários em seres humanos com autoestima e comportamento adequado;
Agregar ou gerar valores;
Ética, compromisso com a sociedade e com o meio ambiente.

Então..por hoje é só gente.
Postado por Grazielle às 11:38 1 comentários
segunda-feira, 18 de maio de 2009
O que é Endomarketing?
Boa tarde, para quem não sabe o que é endomarketing, ele busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, o normalmente utilizado pelas empresas para abordagens ao mercado, para uso no ambiente interno das corporações.

Quem nunca ouviu falar que antes de vender um produto para seus clientes, as empresas precisam convencer seus funcionários a comprá-lo? O Endomarketing surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto e o empregado.

E "vender" um produto, uma idéia, um posicionamento de marketing para o funcionário passa a ser tão importante quanto para o cliente. Significa torná-lo aliado no negócio, responsável pelo sucesso da corporação e igualmente preocupado com o seu desempenho.

"Empresas de todo o mundo têm tratado o tema com maior cuidado, especialmente a partir do advento da Globalização, que acelerou os processos de troca e a interconexão dos mercados, incluindo gradualmente o Endomarketing na pauta de discussões estratégicas que, direta ou indiretamente envolvem os recursos humanos."

Por isso o endomarketing está sendo uma estratégia muito importante empregada nas empresas, pois elas estão vendo que trabalhar o ambiente interno da empresa é essencial para o sucesso da mesma.

Semana que vem falarei um pouco mais e darei alguns exemplos. Por enquanto é só gente.


Marcos Tadeu Cardoso
Historiador, professor e palestrante
http://marcostadeucardoso.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário