ENCICLOPÉDIA MINEIRA: Prof. Marcos Tadeu Cardoso

Um projeto do Prof. Marcos Tadeu Cardoso, um livro publicado narrando a história das principais cidades Mineiras.
Entre em contato com o prof. Marcos T. C. pelo e-mail,
marcostcj@yahoo.com.br ou mar.cj@hotmail.com Acesse seu website oficial, http://marcostadeucardoso.blogspot.com


Siga-me no twitter: Marcos_Tadeu_C

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Angra dos Reis
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Angra dos reis)
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Angra dos Reis
Porto de Angra dos Reis.
"Angra"
Brasão de Angra dos Reis

Bandeira de Angra dos Reis
Brasão Bandeira
Hino
Aniversário 6 de janeiro [1]
Fundação 6 de janeiro de 1502 (508 anos)
Gentílico angrense
Lema
Prefeito(a) Tuca Jordão (PMDB)
(2009–2012)
Localização
Localização de Angra dos Reis
Localização de Angra dos Reis no Rio de Janeiro
Localização de Angra dos Reis em Brasil
Angra dos Reis
Localização de Angra dos Reis no Brasil
23° 00' 25" S 44° 19' 04" O23° 00' 25" S 44° 19' 04" O
Unidade federativa Rio de Janeiro
Mesorregião Sul Fluminense IBGE/2008 [2]
Microrregião Baía da Ilha Grande IBGE/2008 [2]
Região metropolitana
Municípios limítrofes Bananal (SP), Cunha (SP), Mangaratiba, Paraty, Rio Claro e São José do Barreiro (SP)
Distância até a capital 157 km
Características geográficas
Área 800,430 km²
População 164.191 hab. est. IBGE/2008 [3]
Densidade 185,5 hab./km²
Altitude 5,78 m
Clima Tropical Umido Tropical capricornial
Fuso horário UTC-3
Indicadores
IDH 0,772 (36º) – médio PNUD/2000 [4]
PIB R$ 2.445.627 mil IBGE/2005 [5]
PIB per capita R$ 17.426,00 IBGE/2005 [5]

Angra dos Reis é um município brasileiro situado na microrregião da Costa Verde, Sul Fluminense no estado do Rio de Janeiro. Localiza-se a uma altitude de 6 metros e possui em seu litoral 365 ilhas. Foi descoberta em 6 de janeiro de 1502, mas colonizada apenas a partir de 1556. Sua população aferida em 1º de Julho de 2009 era de 168.664 habitantes.[6]

Possui uma área de 816,3 km². Os municípios limítrofes são Paraty, Rio Claro e Mangaratiba no território fluminense, e Bananal e São José do Barreiro no lado paulista.

Após 1872 entra em decadência com a inauguração das estradas de ferro, voltando a ocupar posição de destaque na terceira década do século XX quando um ramal ferroviário liga-o aos estados de Minas Gerais e Goiás, por ele escoando a produção agrícola dos mesmos. O ramal ferroviário, em bitola métrica, ainda existe, sendo operado atualmente pela Ferrovia Centro-Atlântica.

Em meados do século XX torna-se crucial na implantação da Companhia Siderúrgica Nacional - CSN, em Volta Redonda, sendo o porto por onde a mesma era abastecida de carvão de coque proveniente de Santa Catarina. Atualmente esta empresa também utiliza o porto para fazer parte das suas exportações de aço.

Sua importância atual se dá pelo fato de ter como instalação subordinada o Terminal Marítimo da Baía da Ilha Grande - TEBIG da Petrobras, que movimenta grandes quantidades de petróleo e posiciona o porto de Angra como um dos mais movimentados do país.

Hoje em dia, devido a beleza de suas praias e das regiões próximas, Angra virou ponto forte do turismo não só estadual, mas também nacional. Possui mais de três centenas de ilhas, muitas delas tendo por donos celebridades nacionais e internacionais, sendo a maior de todas denominada de Ilha Grande.

A maior parte da cidade é cercada por morros, o que contribuiu para no início de 2010 várias residências e pousadas sofrerem com os efeitos de deslizamentos,[7] principalmente em Ilha Grande.[8][9]
Índice
[esconder]

* 1 Origem do Nome
* 2 História (Cronologia)
* 3 Subdivisões
* 4 Geografia
* 5 Economia
o 5.1 Transporte
o 5.2 Ônibus
o 5.3 Táxi
* 6 Educação
* 7 Esporte
o 7.1 Futebol
o 7.2 Taça aniversário da cidade
o 7.3 Vela
* 8 Angrenses notáveis
* 9 Cultura
o 9.1 Festa do Divino
* 10 Segurança pública e defesa civil
* 11 Referências
* 12 Ver também
* 13 Ligações externas

[editar] Origem do Nome

Uma expedição portuguesa, comandada por Gonçalo Coelho, chega, em 6 de janeiro de 1502, a uma baía ou angra que a todos encantam. Batizam-na de Angra dos Reis em homenagem a visita dos Três Reis Magos ao menino Jesus comemorada nesse dia.
[editar] História (Cronologia)

* 1502 - Chegada da expedição portuguesa de Gonçalo Coelho.
* 1532 - Expedição de Martim Afonso de Sousa passa por Angra.
* 1556 - Fundação do povoado pelos filhos do capitão-mor Antônio de Oliveira.
* 1559 - Colonização da Ilha Grande, pelo doutor Vicente da Fonseca.
* 1560 - O Governo da Metrópole reconhece o povoado.
* 1593 - Criação da Paróquia dos Santos Reis Magos da Ilha Grande, por Carta Régia de Filpe I de Portugal e II de Espanha.
* 1608 - Elevação da paróquia à categoria de vila, chamada Vila da Ilha Grande.
* 1624 - Fundação de Nova Vila.
* 1632 - Imagem de Nossa Senhora da Conceição chega em Angra, tornando-se a padroeira da cidade.
* 1835 - Em 28 de março, a Vila da Ilha Grande é elevada à categoria de cidade pela Lei Provincial nº 6, com a denominação de Angra dos Reis.
* 1871 - Construção do Paço Municipal (atual Prefeitura).
* 1959 - Fundação da Verolme Estaleiros Reunidos pelo empresário holandês Cornelis Verolme.
* 1972 - Construção da Usina Angra I e abertura da Rodovia Rio-Santos, BR-101
* 1977 - Inauguração do Terminal Petrolífero da Baía da Ilha Grande.
* 1985 - Construção da Usina Angra II.
* 2010 - Maior tragédia ja acontecida na cidade desde o descobrimento, com 55 mortos em desabamentos e desmoronamentos por causa de uma tempestade muito forte.

[editar] Subdivisões

Ver página anexa: Bairros de Angra dos Reis

[editar] Geografia

* Ilha Grande
* Ilha dos Porcos

[editar] Economia

As usinas nucleares da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto situam-se em Angra dos Reis, no distrito de Cunhambebe e são responsáveis pelo fornecimento de grande parte da energia elétrica consumida no estado do Rio de Janeiro.

As atividades econômicas giram em torno da pesca e atividades portuárias (terminal petrolífero), da geração de energia nas usinas Angra I e Angra II, da indústria, do comércio e serviços, da indústria naval (estaleiro Keppel Fels, antigo Verolme) e também do turismo, em suas praias, ilhas e locais de mergulho submarino, principalmente na Ilha Grande.

Comércio - A cidade conta as principais redes do varejo, como Casas Bahia, Ponto Frio, Casa & Video, Lojas Cem, entre outros, e também conta com as princpias franquias do país. Angra possui dois shoppings, o maior deles, o Shopping Pirata's Mall com 3 lojas âncoras e mix de lojas variado. E o Angra Shopping, com 1 loja âncora e cinema.
[editar] Transporte

O município conta com um porto importante, o Porto de Angra dos Reis. No século XIX este chegou a ser o segundo maior porto do país, responsável pelo escoamento de grande parte da produção de café do Vale do Paraíba.
[editar] Ônibus

Angra dos Reis conta com somente uma empresa de transporte público: a Senhor do Bonfim. Há também o Serviço Intermunicipal, operando com a Costa Verde (destino: Cidade do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Campo Grande e Niterói), Colitur (Barra Mansa, Volta Redonda e Rio Claro-RJ), Util (Belo Horizonte-MG) e Reunidas Paulista (São Paulo e São José dos Campos - via Caraguatatuba).
[editar] Táxi

Os táxis ficam em cinco pontos espalhados pela cidade com variacoes de cor, modelo e cooperativas.
[editar] Educação

No ensino médio Angra dos Reis possui uma escola entre as melhores do Brasil. No ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2007 o Colégio Naval ficou em 12º lugar entre as escolas públicas.[10]
[editar] Esporte
[editar] Futebol

O município tem uma agremiação esportiva de futebol com o seu nome, o Angra dos Reis Esporte Clube. O time foi Campeão Estadual da Terceira Divisão, em 1999, e Vice-Campeão Estadual da Segunda Divisão em 2003.
[editar] Taça aniversário da cidade

A Taça Aniversário da Cidade é um evento tradicional que acontece todo mês de janeiro. Tem como finalidade estimular a prática desportiva, proporcionar momentos de lazer viabilizando o entretenimento da população e o intercâmbio esportivo com atletas de renome no cenário esportivo do Estado.[11]
[editar] Vela

Por ser uma cidade litorânea, Angra tem tradição na vela. Desde 1997, todo ano é realizada a Semana da Vela de Angra dos Reis. O evento tem organização e responsabilidade técnica do ICAR (Iate Clube de Angra dos Reis), apoio técnico da FARVO (Flotilha de Angra dos Reis de Veleiros de Oceano) e ABVO (Associação Brasileira de Veleiros de Oceano).[12]

O velejador angrense Daniel Rabha Nunes Santiago conquistou uma medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos Rio-2007 junto a sua equipe formada também por Mauricio Santa Cruz, Carlos Jordão e Alexandre Silva. O ouro para o Brasil veio na classe J-24 na tarde de 28 de agosto. Daniel e seus companheiros de equipe conquistaram o primeiro Campeonato Mundial em 2006 na Austrália. O bicampeonato foi conquistado em março de 2007 na cidade Puerto Vallarta (México), da qual Angra dos Reis é irmanada desde 2002.[13]
[editar] Angrenses notáveis

* Lopes Trovão, ex-médico, jornalista e político.
* Raul Pompeia, escritor.
* Sebastião Pinto do Rego, ex-sacerdote e oitavo bispo de São Paulo.
* Valério Vieira, pintor.

[editar] Cultura
Fachada do conjunto carmelita de Angra dos Reis. Da direita para a esquerda: Igreja dos Terceiros do Carmo, torre sineira, Igreja do Carmo, vista parcial do Convento do Carmo.

Embora mais lembrada por suas ilhas e pela beleza natural, Angra dos Reis possui um rico acervo patrimonial, com inúmeros prédios tombados pelo IPHAN. Seu conjunto arquitetônico é composto por grandes sobrados coloniais e edifícios religiosos como a Igreja de Santa Luzia e a a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, assim como as ruínas do Convento de São Bernardino de Sena e o Convento do Carmo de Angra dos Reis. Na Igreja de Nossa Senhora da Lapa, de 1752, funciona um museu de arte sacra com rico acervo.

A origem do nome se explica por seus descobridores terem chegado àquela região no dia 6 de janeiro de 1502, ou seja, dia de Reis. Na língua portuguesa, Angra designa uma enseada largamente aberta, com costas próximas e altas. Desta forma ficou designada com o nome de Angra dos Reis.
[editar] Festa do Divino

Ver artigo principal: Festa do Divino Espírito Santo

A Festa do Divino Espírito Santo é um culto ao Espírito Santo, em suas diversas manifestações, é uma das mais antigas e difundidas práticas do catolicismo popular.

A festa tem origem bíblica e caráter evangelizador e promotor da fraternidade entre os homens. É realizada em data móvel, na época de Pentecostes (50 dias após a Páscoa).

De origem portuguesa, a festa nasceu am Alenquer, no século XIV, e chegou a Angra dos Reis, no século XVII. Durante o apogeu do ciclo do ouro, no século XVIII, a festa recebeu novos elementos enriquecendo e oficializando a realeza do Imperador do Divino Espírito Santo, representado por um menino escolhido entre as famílias da região. Hoje o Menino Imperador é escolhido através de sorteio.[14]
[editar] Segurança pública e defesa civil

* Polícia Militar

O policiamento ostensivo da cidade está a cargo da 2ª e da 4ª Companhias do 33º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (33º BPM/2ªCia e 33º BPM/4ª Cia), a primeira com sede na entrada da cidade, contando o município com um Destacamento de Policiamento Ostensivo no bairro Frade, além de um Posto de Policiamento Móvel (trailer) no Distrito de Serra D'Àgua, à beira da RJ-155, e a segunda respónsavel pelo policiamento da Ilha Grande.

A sede do 33º BPM, cuja área de responsabilidade cobre ainda os municípios de Mangaratiba e Paraty localiza-se no distrito de Mambucaba.

* Polícia Civil

A responsabilidade pela polícia judiciária no município fica a cargo da 166ª Delegacia de Polícia, localizada no Centro da cidade.

* Corpo de Bombeiros

As atividades de defesa civil, combates à incêndio e resgate desenvolvidos pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro em Angra dos Reis é de responsabilidade do 10º Grupamento situado no bairro Parque das Palmeiras.

* Defesa Civil Municipal

A prefeitura também possui uma equipe de Defesa Civil, para monitoramento e auxílio da população em caso de desastres naturais que conta com postos avançados espalhados em alguns distritos.

* Tragedias ocorridas em Angra em 2002 e 2010

2002 - A tragedia aconteceu somente no bairro Areal, na Grande Japuiba, onde carros ficaram submersos na lama e varias encostas deslizaram. 2010 - Pior do que a de 2002 acontecida no reveillon, contou com mais de 50 falecidos e os principais desabamentos foram : Morro da Carioca (Centro), Enseada do Bananal (Ilha Grande), Morro da Gloria (Complexo do M. da Cruz), Cdm. Praia do Jardim II (onde ocorreu a queda da metade da BR-101) dentre outros como perto do bairro Caieras, onde metade de um morro inteiro desabou. A tragedia de 2010 contou com 6 helicopteros (dois de cada corporacao) e mais de 150 homens da Defesa Civil - RJ e CBMERJ.
Referências

1. ↑ Aniversário da Cidade. Página visitada em 12 de abril de 2010.
2. ↑ a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
3. ↑ Estimativas da população para 1º de julho de 2008 (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de agosto de 2008). Página visitada em 5 de setembro de 2008.
4. ↑ Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
5. ↑ a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
6. ↑ IBGE :: Cidades@ :: Angra dos Reis - RJ
7. ↑ http://www.estadao.com.br/noticias/geral,mais-2-corpos-sao-encontrados-na-praia-do-bananal,490963,0.htm
8. ↑ http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/01/05/ilha-grande-corpos-encontrados-nesta-tarde-ja-seguiram-para-angra-915468735.asp
9. ↑ http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2010/01/05/a-tragedia-da-ilha-grande-254672.asp
10. ↑ http://educacao.uol.com.br/enem/20-melhores-publicas-brasil.htm
11. ↑ Prefeitura Municipal de Angra dos Reis
12. ↑ Semana de Vela de Angra dos Reis
13. ↑ Prefeitura de Angra, Angra é ouro no Pan Rio 2007
14. ↑ Prefeitura Municipal de Angra dos Reis. Festa do Divino em Angra dos Reis (em português). Página visitada em 27/05/2010.

Commons
O Wikimedia Commons possui multimedia sobre Angra dos Reis
[editar] Ver também

* Fortificações de Angra dos Reis
* Mambucaba
* Inundações e deslizamentos de terra no Rio de Janeiro e São Paulo em 2010
* Lista de prefeitos de Angra dos Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário