ENCICLOPÉDIA MINEIRA: Prof. Marcos Tadeu Cardoso

Um projeto do Prof. Marcos Tadeu Cardoso, um livro publicado narrando a história das principais cidades Mineiras.
Entre em contato com o prof. Marcos T. C. pelo e-mail,
marcostcj@yahoo.com.br ou mar.cj@hotmail.com Acesse seu website oficial, http://marcostadeucardoso.blogspot.com


Siga-me no twitter: Marcos_Tadeu_C

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Salvador (Bahia)

Salvador (fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos[6]) é uma cidade brasileira, capital do estado da Bahia e primeira capital do Brasil. Os habitantes são chamados de soteropolitanos, gentílico criado a partir da tradução do nome da cidade para o grego: Soterópolis, ou seja, "cidade do Salvador", composto de Σωτήρ ("salvador") e πόλις ("cidade").

Situada na microrregião homônima, Salvador é uma metrópole nacional com quase três milhões de habitantes, sendo a cidade mais populosa do Nordeste, a terceira mais populosa do Brasil e a oitava mais populosa da América Latina (superada por São Paulo, Cidade do México, Buenos Aires, Lima, Bogotá, Rio de Janeiro e Santiago).[7] Sua região metropolitana, conhecida como "Grande Salvador", possui 3 866 004 habitantes (IBGE/2008), o que a torna a mais populosa do Nordeste, quinta do Brasil e 89ª do mundo.[8] É classificada pelo IBGE em comparação com a rede urbana das outras cidades brasileiras como um centro metropolitano nacional. A superfície do município de Salvador é de 706,8 km² (fonte: IBGE), e suas coordenadas, a partir do marco da fundação da cidade, no Fortaleza de Santo Antônio, são 12° 58' 16'' sul e 38° 30' 39'' oeste[2]. Centro econômico do estado, é também porto exportador, centro industrial, administrativo e turístico.

A cidade de Salvador era antigamente chamada de Bahia, inclusive por moradores do próprio estado. Também já recebeu alguns epítetos, como o de "Capital da Alegria", devido aos enormes festejos populares, como o seu carnaval, e "Roma Negra", por ser considerada a metrópole com maior percentual de negros localizada fora da África.

Salvador é também sede de importantes empresas regionais, nacionais e internacionais. Foi em Salvador onde surgiu a Odebrecht, que, em 2008, tornou-se o maior conglomerado de empresas do ramo da construção civil e petroquímica da América Latina, com várias unidades de negócios em Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e diversos países do mundo.[9] Além de empresas, a cidade sedia também muitos eventos, organizações e instituições, como a Universidade Federal da Bahia (melhor do Nordeste e a 16º da América Latina[10] e a brasileira que mais melhorou nos últimos dois anos[11]) e a Escola de Administração do Exército Brasileiro.

Salvador - Bahia

As condições naturais que propiciavam aos navegadores portugueses a parada segura de suas embarcações, foi determinante na escolha de como a primeira capital do Brasil.

História

Em 1501 a primeira expedição de reconhecimento da terra de Cabral descobriu . Oficialmente fundada em 29 de março de 1549, foi a capital brasileira durante 214 anos, de 1549 a 1763. A posição estratégica da "Baía de Todos os Santos" criou desde 1500 ligações entre Portugal, Brasil, África e Ásia.
Patrimônio

O conjunto arquitetônico de é Patrimônio Histórico e Artístico da Humanidade.
Pelourinho

Abriga cerca de 600 prédios restaurados, formando o maior conjunto arquitetônico barroco das Américas.
Mercado Modelo

Originalmente construído para ser o prédio da alfândega em 1861, atualmente abriga o maior pólo de artesanato de . São mais de 250 barracas com todos tipos de artigos populares.

Porto Seguro - Bahia

O Brasil foi oficialmente descoberto em Porto Seguro. Foi na Cidade Histórica que os portugueses se instalaram assim que chegaram ao continente.História - Marco do Descobrimento

Em Porto Seguro está o Marco do Descobrimento trazido pelos navegantes portugueses. A obra talhada em mámore possui a Cruz de Cristo gravada de um lado e o símbolo das Armas de Portugual do outro.

Cidade Alta
Considerada um Monumento Nacional desde 1973, a região localizada na parte alta da cidade reúne construções antigas que fazem parte da memória do Brasil.

Imagem São Francisco de Assis
A imagem mais antiga no Brasil de São Francisco de Assis está na Igreja Nossa Senhora da Pena. A obra foi feito em barro cozido, e trazida na expedição de Gonçalo Coelho em 1503.
Santa Catarina - Florianópolis

Floripa como é carinhosamente conhecida a ilha de florianópolis, é um dos lugares mais frequentados nas férias por turistas de todo Brasil e do mundo, em busca de agitação, praia e surfe. Além disso Floripa conta com belas paisagens, com uma vila de pescadores onde conservam as raízes culturais, trazidas por açorianos, italianos e alemães.

Alagoas - Maceió

Maceió, capital de Alagoas, é um dos mais visitados pólos turísticos do País. Turistas do Brasil e do Mundo chegam à cidade à procura de diversão, muito sol e de suas famosas praias. Localizada entre os coqueirais, as lagoas e um lindo mar de águas cristalinas, Maceió destaca-se por sua exuberante beleza.

Trancoso - Bahia

Com clima ideal durante o ano todo, a pequena vila de Trancoso é um local exótico de praias douradas e mar cor de esmeralda. Refúgio para quem procura privacidade, o povoado se transforma com a magia das tochas e velas que iluminam as casas. Todavia não faltam música e dança para animar todas as tribos de turistas e nativos sob o brilho do luar e das estrelas.História

Foram os padres jesuítas que em 1586 fundaram a aldeia de São João Batista dos Índios.Em 1650 construíram a bela Igreja de São João. Isolada e desconhecida durante séculos, Trancoso foi descoberta por jovens hippies na década de 1970. Atualmente Trancoso é um distrito localizado a 25Km de Porto Seguro.
Como Chegar

Fica a 740 km de ao sul de , capital da Bahia. Vôos de todo o país chegam ao aeroporto de Porto Seguro. Há duas maneiras de chegar ao povoado por via terrestre: passando pelas cidades de Porto Seguro e Arraial d'Ajuda, por estrada de terra. E pela estrada asfaltada, que sai da BR-367 (que liga a rodovia BR-101 a Porto Seguro).

Buzios - Rio de Janeiro

As condições naturais que propiciavam aos navegadores portugueses a parada segura de suas embarcações, foi determinante na escolha de Buzios como a primeira capital do Brasil.História

Em 1501 a primeira expedição de reconhecimento da terra de Cabral descobriu Buzios. Oficialmente fundada em 29 de março de 1549, Buzios foi a capital brasileira durante 214 anos, de 1549 a 1763. A posição estratégica da "Baía de Todos os Santos" criou desde 1500 ligações entre Portugal, Brasil, África e Ásia.
Patrimônio

O conjunto arquitetônico de Buzios é Patrimônio Histórico e Artístico da Humanidade.
Pelourinho

Abriga cerca de 600 prédios restaurados, formando o maior conjunto arquitetônico barroco das Américas.
Mercado Modelo

Originalmente construído para ser o prédio da alfândega em 1861, atualmente abriga o maior pólo de artesanato de Buzios. São mais de 250 barracas com todos tipos de artigos populares.

Caldas Novas em Goiás

Caldas Novas é considerada a maior estância hidromineral do mundo. No local, as águas brotam do solo em temperaturas entre 37º e 58ºC. E é justamente as propriedades medicinais atribuidas para estas termas que atraem mais de um milhão de visitantes por ano, tornando Caldas Novas o maior pólo turístico do estado de Goiás.
Jericoacoara - Ceará

Jericoacoara é uma pequena vila com aproximadamente 10mil habitantes situado a 300Km de Fortaleza.Santuário Ecológico

Em 1984 Jericoacoara tornou-se Área de Proteção Ambiental, protegendo dunas, coqueirais, lagoas, maguezais, cavernas, praias de enseada e oceano.
Jacaré Tomando Sol

Jericoacoara significa "jacaré tomando sol", em linguagem indígena. Visto do mar, o local parece com um jacaré, onde a pedra furada é o "olho do jacaré" e o local da onde está a vila é a "cauda do jacaré".
Jericoacoara - Ceará

Jericoacoara é uma pequena vila com aproximadamente 10mil habitantes situado a 300Km de Fortaleza.Santuário Ecológico

Em 1984 Jericoacoara tornou-se Área de Proteção Ambiental, protegendo dunas, coqueirais, lagoas, maguezais, cavernas, praias de enseada e oceano.
Jacaré Tomando Sol

Jericoacoara significa "jacaré tomando sol", em linguagem indígena. Visto do mar, o local parece com um jacaré, onde a pedra furada é o "olho do jacaré" e o local da onde está a vila é a "cauda do jacaré".

Nenhum comentário:

Postar um comentário