ENCICLOPÉDIA MINEIRA: Prof. Marcos Tadeu Cardoso

Um projeto do Prof. Marcos Tadeu Cardoso, um livro publicado narrando a história das principais cidades Mineiras.
Entre em contato com o prof. Marcos T. C. pelo e-mail,
marcostcj@yahoo.com.br ou mar.cj@hotmail.com Acesse seu website oficial, http://marcostadeucardoso.blogspot.com


Siga-me no twitter: Marcos_Tadeu_C

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Santa Cruz do Sul

Santa Cruz do Sul é um município brasileiro no estado do Rio Grande do Sul.

A cidade é conhecida por ser a sede da maior Oktoberfest do Rio Grande do Sul,[6] ser a sede do maior festival de arte amadora, segundo a UNESCO, o Encontro de Arte e Tradição e, pelo Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul.
Índice
[esconder]

* 1 História
* 2 Geografia
o 2.1 Paleontologia
* 3 Economia
o 3.1 Indústria do fumo
o 3.2 Turismo
* 4 Cultura
* 5 Educação
o 5.1 Instituições educacionais
* 6 Galeria de fotos
* 7 Ver também
* 8 Referências
* 9 Ligações externas

[editar] História

Santa Cruz do Sul é um dos principais núcleos da colonização alemã do Rio Grande do Sul. A colônia foi fundada por lei provincial em 6 de dezembro de 1847.[7] Os primeiros habitantes da cidade vieram dos distantes lugares nas regiões do Reno e da Silésia, em 1849. Eles se estabeleceram na Colônia Picada Velha, hoje conhecida como Linha Santa Cruz.

A povoação iniciou em 1849, no local então chamado de Faxinal de João Maria, em terras do barão de Cambaí, com a instalação de cinco famílias alemãs.[7] O primeiro diretor foi Johann Martin Buff.

A cidade foi oficialmente fundada em 31 de março de 1877, emancipada de Rio Pardo.
[editar] Geografia

Localiza-se na mesorregião do Centro Oriental Rio-Grandense e na Microrregião de Santa Cruz do Sul. Com uma população estimada, em 2009, em 122.451 habitantes,[8] é o pólo de uma área denominada Vale do Rio Pardo.
[editar] Paleontologia

A cidade esta situada no geoparque da Paleorrota.
[editar] Economia
Tabaco, a principal fonte de renda de Santa Cruz do Sul.

O principal estímulo econômico da cidade vem das plantações de fumo, que trouxeram para a cidade inúmeros fabricantes de cigarro e distribuidoras de fumo, como Universal Leaf Tabacos, Philip Morris, Souza Cruz, Associated Tobacco Company e Alliance One, entre outras. A cidade também possui outros ramos fortes em sua economia, como o comércio e serviços.

Santa Cruz do Sul possui o maior complexo beneficiador de fumo em folha no seu Distrito Industrial. No município são industrializados cerca de 13.967 toneladas de fumo/ano. Possui em torno de 3.411 propriedades rurais, com média de 2,6 hectares de extensão, totalizando 6.535 hectares cultivados.

Com isto, o segmento comercial é hoje representado por aproximadamente 3.277 estabelecimentos e mais 2.793 empresas de prestação de serviços. Na totalidade o município tem 533 indústrias e 3.914 profissionais autônomos, formando uma rede bem estruturada.
[editar] Indústria do fumo

As principais indústrias do fumo do Brasil — dentre as quais a mais importante é a Souza Cruz[9] — instalaram-se em Santa Cruz do Sul, incentivando a produção nas áreas rurais da cidade e também nas cidades vizinhas como Venâncio Aires, Vera Cruz e Rio Pardo. No momento atual a produção de fumo é a principal fonte de renda para os agricultores locais.

Existe forte presença das indústrias do fumo na vida socioeconômica da região, especialmente oferecendo apoio técnico, financeiro e programas sociais para os fumicultores[carece de fontes?]. Desta forma há um sistema de trocas e lealdades entre a maior parte de fumicultores e a indústria.

Entretanto, existem também um conjunto de iniciativas locais, regionais e nacionais de substituição da cultura do fumo, visto as projeções internacionais de redução mundial de consumo. Esta redução do consumo mundial obedece à crescente tomada de consciência no mundo dos comprovados riscos para a saúde dos produtos derivados do tabaco - tabagismo, tabagismo passivo, uso de agrotóxicos, doença da mão verde, etc.
[editar] Turismo

Possui uma boa infra-estrutura para eventos, conquistando com isso o Selo Prioritário para o Desenvolvimento do Turismo. Tem dezesseis hotéis e cinco motéis, dispondo, assim, de 1900 leitos. Mais de trinta restaurantes, alguns cafés coloniais, mais de oito pizzarias além de um grande número de bares, oferecendo à comunidade a aos turistas uma variada gastronomia.

Também possui um autódromo, o Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, que foi inaugurado em 12 de junho de 2005 com um evento do Renault Speed Show. Já correram no autódromo as seguintes categorias:

* Corrida de aventura
* Fórmula Renault
* Copa Clio
* Troféu Maserati
* Pick-Up Racing
* Endurance
* F-1600
* TC-1600
* Stock Car V8
* Stock Car Light
* Nacional de Motovelocidade
* GT3
* Fórmula Truck

O principal evento de Santa Cruz do Sul é a Oktoberfest, uma festa popular gêrmanica, que ocorre anualmente na cidade no mês de outubro. A Oktoberfest de Santa Cruz do Sul é a segunda maior do Brasil, apenas atrás da de Blumenau. A Oktoberfest é chamada de "a festa da alegria" e que contou na edição de 2008, por exemplo, com mais de 500.000 mil visitantes.
[editar] Cultura

Fala-se o português (idioma falado pela maioria da população e também o oficial do Brasil), o alemão (incluindo dialetos como o Hunsrückisch)[10] e, entre os negócios de fumo, é falado na sua maioria o inglês.[carece de fontes?]

O jornal com maior circulação da cidade é a Gazeta do Sul, do Grupo Gazeta de Comunicações.
[editar] Educação
[editar] Instituições educacionais

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
No pólo de Santa Cruz do Sul, a Uergs oferece os seguintes cursos: Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Tecnologia em Horticultura. A forma de seleção é feita através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)
Ver artigo principal: Universidade de Santa Cruz do Sul

Colégio Mauá
Pertencente à Rede Sinodal de Educação. Foi fundado em 27 de julho de 1870. Possui uma ampla área, com possibilidade de diversas práticas esportivas, de 45.000 metros quadrados.

Colégio Estadual Monte Alverne
Educandário da rede estadual, localizado no interior do município. É conhecido pela elaboração de vários projetos, tais como a 'Notícia Diária', 'Autor Presente' e 'Seminário Leitura'. No último ENEM (2009), acabou classificando-se como melhor escola da rede pública do município, com a média geral 6,0.

Colégio Professor Luiz Dourado
É a maior escola pública do município, tanto em números,quanto em tamanho. Atualmente conta com cerca da 1500 estudantes. Localizado no bairro Arroio Grande, o Colégio Luiz Dourado possui uma ampla infra estrutura educacional que inova a maneira de ensinar e possibilita um aprendizado de ótima qualidade. Recebeu em 2006 o Prêmio Destaque em Educação, concedido pelo Grupo Gazeta de Comunicações graças ao modo inovador com que conduz seu ensino.

Colégio Marista São Luís
O Colégio Marista São Luís é um colégio particular fundado por Irmãos Maristas. Realiza anualmente os Jogos Champagnat, um evento desportivo que integra todos os alunos do colégio, que teve como campeã, no ano de 2010, a Equipe Santa Cruz. É indicado como um dos melhores colégios maristas do Vale do Rio Pardo.

Colégio Dom Alberto
Trabalha com material do Sistema Positivo de Educação.

Escola Educar-se
É a Escola da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Localiza-se no campus da mesma.

EMEF DR. Guilherme Alfredo Oscar Hildebrand
É uma Escola da Rede Municipal de Ensino, localizada no Bairro Santo Antônio do Sul. Oferece do 1º ano de alfabetização até o 9º ano do ensino fundamental. Possui salas multimídias, laboratório de informática, pracinha, quadra de esportes e biblioteca.

Escola Família Agrícola
A primeira do Sul do país foi inaugurada no dia 1º de março de 2009, este modelo de ensino voltado para a formação social e profissional de jovens do campo, tem sua sede em Linha Santa Cruz (junto ao Seminário São João Batista) – Santa Cruz do Sul. A instituição utiliza a metodologia da Pedagogia da Alternância, na qual o jovem fica uma semana na escola e outra em casa, não perdendo o vínculo com a família.

[editar] Galeria de fotos

Vista da zona norte de Santa Cruz do Sul


Panorama de Santa Cruz do Sul


Oktoberfest de Santa Cruz do Sul


Desfile da Oktoberfest

Estação ferroviária de Santa Cruz do Sul no início da década de 1920.


Casa de Artes (antiga sede do Banco Pelotense)


Catedral de Santa Cruz do Sul


Igreja Luterana Santa Cruz

Loja Maçônica de Santa Cruz do Sul
[editar] Ver também

* Aeroporto de Santa Cruz do Sul
* Estação de Santa Cruz do Sul
* Catedral de São João Batista

Referências

1. ↑ a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
2. ↑ IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
3. ↑ Censo Populacional 2010. Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
4. ↑ Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
5. ↑ a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.
6. ↑ Título ainda não informado (favor adicionar).
7. ↑ a b PORTO, Aurélio. O trabalho alemão no Rio Grande do Sul, Graf, Santa Terezinha, Porto Alegre, 1934, p.168.
8. ↑ Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 out. 2010). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
9. ↑ Ministério da Justiça/CADE. Participação de mercado, nas diversas classes. Página visitada em 04/11/2006.
10. ↑ Alexandre Schossler (Abril de 2007). Dialeto hunsrückisch do sul do Brasil ganhará atlas lingüístico. Landeskunde: Conhecendo o Brasil. Página visitada em 7 de janeiro de 2009.

[editar] Ligações externas
Commons
O Wikimedia Commons possui multimedia sobre Santa Cruz do Sul

* Página da prefeitura (em português)
* Mensagem à Câmara de Vereadores do prefeito José Alberto Wenzel (em português)


Brasil | Rio Grande do Sul | Mesorregião do Centro Oriental Rio-grandense | Microrregião de Santa Cruz do Sul Bandeira do Rio Grande do Sul
Arroio do Tigre | Candelária | Estrela Velha | Gramado Xavier | Herveiras | Ibarama | Lagoa Bonita do Sul | Mato Leitão | Passa-Sete | Santa Cruz do Sul | Segredo | Sinimbu | Sobradinho | Vale do Sol | Venâncio Aires | Vera Cruz
Esta caixa: visualizar • editar


[Esconder]
v • e
Brasil Hierarquia urbana do Brasil
Demografia do Brasil · Municípios do Brasil
[Expandir]

Metrópoles
Metrópoles globais
Rio de Janeiro • São Paulo
Metrópoles nacionais
Brasília • Rio de Janeiro • São Paulo
Metrópoles regionais
Belém • Belo Horizonte • Curitiba • Fortaleza • Goiânia • Manaus • Porto Alegre • Recife • Salvador
[Expandir]

Capitais regionais
Capitais regionais A
Aracaju • Campinas • Campo Grande • Cuiabá • Florianópolis • João Pessoa • Maceió • Natal • São Luís • Teresina • Vitória
Capitais regionais B
Blumenau • Campina Grande • Cascavel • Caxias do Sul • Chapecó • Feira de Santana • Ilhéus/Itabuna • Joinville • Juiz de Fora • Londrina • Maringá • Ribeirão Preto • São José do Rio Preto • Uberlândia • Montes Claros • Palmas • Passo Fundo • Porto Velho • Santa Maria • Vitória da Conquista
Capitais regionais C
Araçatuba • Araguaína • Arapiraca • Araraquara • Barreiras • Bauru • Boa Vista • Cachoeiro de Itapemirim • Campos dos Goytacazes • Caruaru • Criciúma • Divinópolis • Dourados • Governador Valadares • Ijuí • Imperatriz • Ipatinga/Coronel Fabriciano/Santana do Paraíso/Timóteo • Juazeiro do Norte/Crato/Barbalha • Macapá • Marabá • Marília • Mossoró • Novo Hamburgo/São Leopoldo • Pelotas/Rio Grande • Petrolina/Juazeiro • Piracicaba • Ponta Grossa • Pouso Alegre • Presidente Prudente • Rio Branco • Santarém • Santos • São José dos Campos • Sobral • Sorocaba • Teófilo Otoni • Uberaba • Varginha • Volta Redonda/Barra Mansa
[Esconder]

Centros sub-regionais
Centros sub-regionais A
Alfenas • Anápolis • Apucarana • Bacabal • Bagé • Barbacena • Barra do Garças • Barretos • Bento Gonçalves • Botucatu • Cabo Frio • Caçador • Cáceres • Caicó • Cajazeiras • Campo Mourão • Castanhal • Catanduva • Caxias • Colatina • Crateús • Erechim • Floriano • Foz do Iguaçu • Franca • Francisco Beltrão • Garanhuns • Guanambi • Guarabira • Guarapuava • Iguatu • Irecê • Itajaí • Itaperuna • Itumbiara • Jacobina • Jaú • Jequié • Ji-Paraná • Joaçaba • Lages • Lajeado • Lavras • Limeira • Macaé • Manhuaçu • Muriaé • Nova Friburgo • Ourinhos • Paranaguá • Paranavaí • Parnaíba • Passos • Pato Branco • Patos • Patos de Minas • Pau dos Ferros • Paulo Afonso • Picos • Pinheiro • Poços de Caldas • Ponte Nova • Quixadá • Redenção • Rio Claro • Rio do Sul • Rio Verde • Rondonópolis • Santa Cruz do Sul • Santa Inês • Santa Rosa • Santo Ângelo • Santo Antônio de Jesus • São Carlos • São João da Boa Vista • São Mateus • Serra Talhada • Sinop • Sousa • Teixeira de Freitas • Toledo • Tubarão • Ubá • Umuarama • Uruguaiana
Centros sub-regionais B
Abaetetuba • Assu • Afogados da Ingazeira • Alagoinhas • Altamira • Andradina • Angra dos Reis • Araranguá • Araras • Araripina • Arcoverde • Ariquemes • Assis • Avaré • Balneário Camboriú • Balsas • Bom Jesus da Lapa • Bragança • Bragança Paulista • Breves • Brumado • Brusque • Cacoal • Cametá • Campo Maior • Capanema • Caratinga • Carazinho • Cataguases • Chapadinha • Cianorte • Concórdia • Conselheiro Lafaiete • Cruz Alta • Cruz das Almas • Cruzeiro do Sul • Currais Novos • Eunápolis • Frederico Westphalen • Guaratinguetá • Gurupi • Itabaiana • Itaberaba • Itaituba • Itajubá • Itapetininga • Itapeva • Itapipoca • Itaporanga • Ituiutaba • Ivaiporã • Janaúba • Linhares • Mafra • Palmares • Paragominas • Parintins • Pedreiras • Presidente Dutra • Registro • Resende • Ribeira do Pombal • Santana do Ipanema • Santo Antônio da Platina • São João del-Rei • São Lourenço • São Miguel do Oeste • São Raimundo Nonato • Senhor do Bonfim • Tefé • Teresópolis • Tucuruí • União da Vitória • Valença • Viçosa • Videira • Vilhena • Vitória de Santo Antão • Xanxerê

Nenhum comentário:

Postar um comentário